segunda-feira, 4 de maio de 2015

IMAGINE SE DILMA FIZESSE UM PROER!


Este foi o PROER, o mais escandaloso programa econômico da história do Brasil, criado em novembro de 1995 pelo governo FHC/PSDB [para ajudar pobres banqueiros...]


Um PROER do PT, dá para imaginar?

"Imagine que sete bancos privados do País estão quebrados. Diante disso, o governo decide injetar dinheiro público – e muito, muito dinheiro público. Ao mesmo tempo em que coloca o dinheiro nos bancos, o governo toma o controle dessas instituições para si e as divide em duas partes. A parte boa, com ativos, é colocada à venda (na bacia das almas) para outros bancos. A parte ruim… bem, a parte ruim de três desses sete bancos existe até hoje, 20 anos depois, nas costas do governo atual. 

Em valores da época, o Banco Central injetou nada menos do que R$ 16 bilhões em dinheiro público em sete bancos - a maior parte no Banco Nacional. Três deles (incluindo o Banco Nacional, claro!) ainda devem ao Banco Central nada menos do que R$ 28,8 bilhões, em valores atualizados a fevereiro de 2015. Como é que o próprio BC, responsável pela fiscalização do sistema financeiro brasileiro, deixou passar por debaixo de seu nariz fraudes tão grandes? Ora, ora, ora, tucanos são tão honestos! Botar Polícia Federal para investigar, pra quê? Abriu-se, na época, simplesmente uma investigação pelo... próprio BC. E olhe lá! [A mídia, maquiavelicamente, calou-se].

Agora, dá para imaginar se tal escândalo se desse no governo do PT?

Pelo PROER dos pobres - Bolsa-Família, FIES, Pronatec, ProUni -, o ex-presidente é esquartejado diariamente pelos inconformados com o direcionamento de vultosos recursos aos mais necessitados; recursos que, antes, eram alocados para o pagamento dos juros ao mercado (ou aos PROERs). Imagina?"

FONTE: do portal "Vermelho"  (http://www.vermelho.org.br/noticia/263224-1). [Trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: