segunda-feira, 4 de maio de 2015

JANIO ("FOLHA"): "DELAÇÃO DE YOUSSEF ESTÁ SUJEITA A INVALIDAÇÃO"




JANIO: DELAÇÃO DE YOUSSEF ESTÁ SUJEITA A INVALIDAÇÃO

"O jornalista afirma que "também procedimentos dos condutores da Lava Jato estão sujeitos a revisões, a exemplo da recente concessão, pelo Supremo, de habeas corpus a nove dos presos, por falta de base legal para sua extensa prisão preventiva".

Do "Brasil 247"

O jornalista Janio de Freitas afirma em sua coluna de domingo 3 [na "Folha de São Paulo] que a delação premiada do doleiro Alberto Youssef está sujeita a invalidação, assim como estão sujeitos a revisão procedimentos dos investigadores da Lava Jato.

O colunista lembra que "faltam condições" ao doleiro "para ser agraciado com esse direito de comprar liberdade", uma vez que "Youssef já o recebera em 2004 no caso Banestado, com o compromisso de não voltar ao crime" [mas voltou].

"Também procedimentos dos condutores da Lava Jato estão sujeitos a revisões, a exemplo da recente concessão, pelo Supremo, de habeas corpus a nove dos presos, por falta de base legal para sua extensa prisão preventiva", diz, em outro trecho.

O jornalista conclui: "Certo é que a omissão, seja qual for a interpretação a ela dada, desde logo propõe ao Supremo a confrontação mais minuciosa entre as denúncias formais a lhe serem apresentadas e os respectivos depoimentos e documentos em que devem fundar-se".

Por JANIO DE FREITAS:

Uma falta útil

"Delação de Youssef está sujeita a invalidação, nos termos da limpidez legal já cobrada por Zavascki no STF

Ainda distantes, as decisões do Supremo Tribunal Federal para os julgamentos de réus da Lava Jato, lá mesmo ou em outras instâncias, já acumulam um potencial de surpresas e polêmicas tão volumoso quanto interessante. Não só em contradições de depoentes e entre eles, em disparidades com o propalado, como os "R$ 10 bilhões recebidos" pelos quatro da Petrobras, e em possíveis revelações. Também procedimentos dos condutores da Lava Jato estão sujeitos a revisões, a exemplo da recente concessão, pelo Supremo, de habeas corpus a nove dos presos, por falta de base legal para sua extensa prisão preventiva.

Apesar de suplantada por outros destaques, gravíssima informação surge na entrevista da advogada Dora Cavalcanti a Mario Cesar Carvalho ("Folha", 1º maio) e junta-se a fatos em geral invalidáveis pela Justiça. Como foram a difusão, para atrair denunciantes, de constatações inverdadeiras, iludindo também os meios de comunicação, e como é o uso de coerção a delatores.

Aqui mesmo foi publicado, a propósito das delações premiadas que se iniciavam na Lava Jato, a falta de condições do doleiro Alberto Youssef para ser agraciado com esse direito de comprar liberdade. Youssef já o recebera em 2004 no caso Banestado, com o compromisso de não voltar ao crime. A respeito, diz Dora Cavalcanti:

"Ele quebrou a delação em 2006 e essa quebra da palavra não foi levada ao ministro Teori Zavascki na chancela da nova delação".

Não foi levada ao ministro-relator e ao Supremo no pedido de autorização para o acordo de delação premiada com Alberto Youssef, mas, se incluída como devia na petição, não seriam necessários mais motivos para recusa a novo acordo.

É a validade da delação premiada de Youssef que está sujeita até à invalidação, nos termos da limpidez legal já cobrada pelo ministro Zavascki nos habeas corpus dos nove presos. Os desdobramentos dessa esperada polêmica são imprevisíveis.

Certo é que a omissão, seja qual for a interpretação a ela dada, desde logo propõe ao Supremo a confrontação mais minuciosa entre as denúncias formais a lhe serem apresentadas e os respectivos depoimentos e documentos em que devem fundar-se."

FONTE: escrito pelo jornalista Janio de Freitas em sua coluna de domingo 3 na "Folha de São Paulo. Transcrito e comentado no portal "Brasil 247"  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/218033-uma-falta-util.shtml) e (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/179365/Janio-dela%C3%A7%C3%A3o-de-Youssef-est%C3%A1-sujeita-a-invalida%C3%A7%C3%A3o.htm).

Nenhum comentário: