terça-feira, 27 de maio de 2008

AS FALSAS DIVERGÊNCIAS MARINA x DILMA e MARINA x MINC

O portal Folha Online publicou há pouco (16h22) uma reportagem de Renata Giraldi sobre afirmações do Presidente Lula sobre a falta de apoio da imprensa para a então Ministra Marina Silva, sobre falsas divergências entre ela e a Ministra Dilma Rousseff e sobre inverídicas posições antagônicas entre o Ministro Carlos Minc e a ex-Ministra Marina. Transcrevo:

Lula critica imprensa, elogia Marina e alerta Minc sobre dificuldades que enfrentará

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje a imprensa na posse de Carlos Minc no Ministério de Meio Ambiente. Lula disse que a imprensa não divulgou o trabalho de Marina Silva --antecessora de Minc--, além de alimentar intrigas entre ela e a colega Dilma Rousseff (Casa Civil).

"Lamentavelmente, o PAS (Plano Amazônia Sustentável) não mereceu quase nenhuma lembrança da imprensa, se pegarmos o que foi publicado do PAS no dia seguinte ao lançamento. Ouvidos moucos não quiseram retratar a força daquilo que aqui foi apresentado", disse Lula, se referindo ao tratamento dado pela imprensa ao PAS.

Lula afirmou que Marina teve dificuldade para divulgar seu trabalho na mídia. "Marina sabe o quanto apanhou. Não foram poucas às vezes que ela disse: 'já falei, já dei entrevista. Mas não adianta, presidente, não sai. Para sair no Brasil, tem que dar primeiro no "New York Times". Foi assim que Chico Mendes começou a ser conhecido no Brasil depois que foi premiado internacionalmente."

O presidente criticou, ainda, a forma como a imprensa retratou as divergências entre Dilma e Marina. "Lembro das brigas que criaram entre Dilma e Marina. Os desenvolvimentistas contra ambientalistas. Eu, que participava da reunião com as duas, não via as brigas que saíam no dia seguinte nos jornais. Quem era a tal de fonte que passava informação que não tinha acontecido na minha mesa?"

Lula alertou Minc sobre o que o novo ministro vai enfrentar na pasta. "Sei do tormento que você viveu, Marina. E sei, Minc do tormento que você vai viver."

Desenvolvimentistas x ambientalistas

Lula disse também que a imprensa tentou colocar em Minc o rótulo de desenvolvimentista. "Entra Minc, que é desenvolvimentista, e sai Marina, uma ambientalista. Sai uma mulher do Acre que quer preservar a Amazônia e entra um carioca que quer destruir Amazônia", disse ele, se referindo à forma como Minc foi tratado.

O presidente afirmou que não é assim que funciona. "Nem Minc é cortador da Amazônia nem Marina deixou de levar a sério a possibilidade de levar desenvolvimento para região, de melhorar a vida dos agricultores."

Nenhum comentário: