segunda-feira, 26 de maio de 2008

RECORTES-6: A PETROBRAS E A VISÃO DO PSDB/FHC/DEM-PFL - UFA! ESCAPAMOS!

SÉRIE “RECORTES”

Inaugurei esta série em 18 de maio.

Ela começou porque reencontrei uma pasta com recortes e registros que eu fazia desde a década de 80, até há poucos anos.

Hoje, relí um recorte que me chamou a atenção, especialmente em face dos sucessos e da enorme projeção mundial alcançados pela PETROBRAS no governo Lula.

Trago agora esse recorte à pauta pelo seu valor tragicômico para o Brasil e porque uma grande parte da mídia e da população mais privilegiada batalha intensamente pela volta do PSDB e DEM-PFL ao poder. Assim, é bom relembrar como esses partidos atuaram quando estiveram no governo por oito anos.

Eu havia guardado o texto (abaixo transcrito parcialmente) de autoria de Roberto Campos (economista, diplomata de carreira, deputado federal e ministro do Planejamento), publicado no auge do lançamento das políticas neoliberalizantes e antinacionais pelos tucanos.

Trata-se de um artigo de meia-página do jornal “O Estado de São Paulo” de 6 de março de 1994.

Como o texto é muito grande (a imprensa estava toda dedicada a promover aquelas medidas “modernizantes”), selecionei algumas partes que bem demonstram o espírito da década de 90, que já estamos esquecendo, de feroz defesa dos interesses estrangeiros em prejuízo dos interesses nacionais. Alguns trechos [entre colchetes] foram inseridos por este blog, visando maior clareza:

A VACA LEITEIRA E A SANGUESSUGA

Os subtítulos foram:

O PATRIOTISMO É O ÚLTIMO REFÚGIO DOS CANALHAS” (Doutor Samuel Johnson – 1771)

e “A PETROSSAURO É CAPAZ DE SAFADEZAS QUE MERECEM A ATENÇÃO DE OSÍRIS LOPES”.


“É impossível hoje ligar a televisão sem ouvir a propaganda da Petrossauro defendendo as mordomias dos seus marajás.

(...) A Petrossauro é o único campeão de boxe no mundo que se proclama campeão sem deixar que boxeadores rivais [estrangeiros] subam ao ringue.

(...) A Petrossauro procura misturar na mente dos desinformados duas coisas diferentes: a “desmonopolização” e a “privatização”. A “desmonopolização” é exigência democrática, pois o monopólio é a cassação do direito do cidadão de produzir e competir. “Privatizar” é coisa útil.

Por que a propaganda insultosa da Petrossauro? Para ocultar do povo as seguintes verdades:

• O Brasil é a 10ª economia do mundo. A Petrossauro é a 15ª empresa no cômputo geral, a 19ª em reservas e a 20ª em produção. Só alcança o 10º lugar em número de empregados...

• O Brasil tem 6% das bacias sedimentares do mundo. Mas em 40 anos a Petrossauro só descobriu 0,3% das reservas mundiais de petróleo e 0,1% das reservas de gás!

(...) Agora que se começou a abrir a caixa-preta da estrutura de custos da Petrossauro, verificamos que não é uma vaca leiteira, e sim uma sanguessuga.

(...) Os saurinos, em sua propaganda televisiva, chamam os deputados revisionistas [do PSDB e PFL] de entreguistas, traidores e ratazanas. Como é que chamaremos nossas sanguessugas oleosas? Ora, diremos que são praticantes do patriotismo, no sentido da definição acima [o último refúgio dos canalhas], do sábio Doutor Samuel Johnson” .

Relendo esse recorte que encontrei, nos vem à mente o que expressamos no título desta postagem: Ufa! Escapamos! Infelizmente, o Brasil e a Petrobras sobreviveram à ação tucana-pefelenta dos tais "revisionistas", mas com muitos ferimentos graves.

Por oportuno, repito o que, em 13 de maio último, aqui escrevemos:

PETROBRAS: 4ª DO MUNDO

Os brasileiros devem rezar fervorosamente em agradecimento pelo milagre de o governo PSDB/PFL-DEM/FHC não ter conseguido concluir a desestatização e a venda integral da empresa para estrangeiros, como já estava em curso.

O processo tucano-pefelento contra a Petrobras tomou impulso quando, em 1995, modificaram capciosamente o artigo 177 da Constituição Federal. Prosseguiu em 1997, quando promulgaram a Lei nº 9.478. Muitos outros danos ao patrimônio brasileiro foram perpetrados e são de muito difícil correção.

Somente os dois atos citados permitiram contratos de concessão para estrangeiros explorarem petróleo no Brasil com o surpreendente benefício (além de gordos lucros com baixos riscos) de poderem fazer com o produto o que bem entenderem, inclusive exportá-lo integralmente, mesmo em situação de carência no mercado brasileiro.

As benesses concedidas pelo governo PSDB/PFL-DEM/FHC aos estrangeiros, estatais e privados, foram perplexantes, à custa de um patrimônio que a Nação havia acumulado em décadas de empenho e sacrifício.

Felizmente, não conseguiram vender ou doar tudo. Por isso, querem voltar ao poder para concluir a devastação.

A grande imprensa brasileira, movida por enormes interesses externos, econômicos, financeiros e geopolíticos, apóia e até conduz as ações desse grupo eufemicamente denominado de “conservador e democrata modernizante”.

Nenhum comentário: