quinta-feira, 8 de maio de 2008

SAFRA DE GRÃOS 2008: MAIS UM RECORDE BRASILEIRO

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou hoje que o Brasil colherá este ano mais 7,2% de grãos do que no ano passado. Será a maior colheita da nossa história. Isto será alcançado com somente 3,2% de expansão da área plantada, o que indica maior produtividade e agregação de tecnologia.

Essa notícia nos chega justamente no momento em que o presidente do Banco Mundial afirma que a crise alimentícia no mundo continuará até 2015 e que a única solução é o aumento da oferta.

O Brasil mais uma vez, assim como já tomou a dianteira mundial no tocante aos biocombustíveis, também reage na frente na solução da crise de alimentos.

Vejamos os dois textos abaixo transcritos parcialmente. Ambos foram publicados no portal UOL Economia Últimas Notícias. O primeiro foi postado no final da noite de ontem (23h18), tratando das referidas preocupações do Banco Mundial. O segundo foi publicado há menos de uma hora atrás (11h53) e nos traz a boa notícia do IBGE sobre a safra brasileira deste ano:

1) “Banco Mundial afirma que crise alimentícia continuará até 2015

“México, 7 mai (EFE).- O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, afirmou hoje no México que a crise alimentícia mundial continuará até 2015, com altas nos preços dos alimentos, em especial os grãos.

Zoellick descartou que os preços dos alimentos possam recuperar os níveis de 2004. Em entrevista coletiva realizada na capital mexicana, o presidente do Banco Mundial afirmou que se espera "que haja uma resposta por parte da oferta para que os preços reduzam um pouco entre 2009 e 2010; mas que em termos gerais a previsão é de que eles continuarão elevados até 2015".

Zoellick considerou urgente que todos os países modifiquem suas políticas de produção alimentícia a fim de garantir a provisão dos grãos básicos às populações.”

2) “Safra brasileira de grãos deve bater recorde em 2008, diz IBGE

“A safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas pode chegar a 142,6 milhões de toneladas em 2008 e bater o recorde produtivo de 2007 de 133,1 milhões de toneladas.

A estimativa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de uma colheita 7,2% maior em relação à do ano passado. São consideradas no cálculo as culturas de caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale.

(...) Pelo levantamento, a região Sul desponta como principal responsável pela safra brasileira, com 61 milhões de toneladas, seguida pelo Centro-Oeste (49,2 milhões de toneladas) e Sudeste (16,7 milhões de toneladas). O Nordeste deve colher 12 milhões de toneladas e a região Norte, 3,8 milhões de toneladas.

A área plantada deve verificar expansão de 3,2%, alcançando 46,8 milhões de hectares neste ano.”

Nenhum comentário: