quarta-feira, 21 de maio de 2008

FRUSTRAÇÃO DA OPOSIÇÃO: O AVIÃO NÃO CAIU

Ontem, a oposição esteve alvoroçada. Uma falsa notícia de impacto de um avião de passageiros da empresa Pantanal contra um prédio de São Paulo motivou imediatas críticas públicas de deputados e senadores do PSDB e DEM, “revoltados” com o “caos aéreo” e com a má gestão governamental do setor.

Foi o renascimento daquele clima de acusações ao governo, que vivemos por muitos meses no ano passado. A oposição pretendia enfraquecer e derrubar o governo Lula com a falsa crise do setor aéreo brasileiro. A grande mídia brasileira deu apoio à campanha “derrubativa” com intenso e prolongado destaque, sempre associando o presidente Lula com as supostas falhas do sistema brasileiro de controle do tráfego aéreo.

Ontem, por coincidência, postamos um artigo sobre aquelas dolosas acusações. As investigações técnicas vieram a demonstrar serem completamente infundadas. O avião Boeing 737 da GOL caiu porque pilotos americanos do Legacy nele bateram ao voarem na contramão e com “os faróis” (o transponder e o TCAS) desligados. O desastre do avião da TAM foi causado por falha operacional induzida por discutível software das manetes do Airbus, que já causou três acidentes similares no mundo.

Para retratar o ambiente criado ontem com a falsa notícia de outro desastre, transcrevo dois artigos do jornal Folha de São Paulo de hoje.

CAIU
(Nelson de Sá)

"Interrompemos a transmissão", entrou o locutor da Globo News, "acaba de chegar a informação de que um avião da empresa aérea Pantanal caiu em cima de um prédio comercial".

Não era verdade, mas foi o que bastou para a Record News e portais como o UOL, em manchete, saírem dizendo a mesma coisa. Também agências, como a Reuters e a France Presse despachando ao mundo que, "segundo a rede local TV Globo, um avião se chocou com prédio". Em meia hora, voltaram atrás, mas era tarde. Foi parar no britânico Sky News e na CNN, cortando sua transmissão para o mundo com "Breaking News" sobre a queda do avião em São Paulo.

A Globo News se retratou e, minutos depois, entrou com imagens diante do incêndio, da rua, e a surpresa na locução: "É um imóvel baixo, uma casa". A transmissão ao vivo só então foi suspensa.” [não caíra nenhum avião e ninguém se feriu no incêndio em uma pequena fábrica de colchões]

EM TELEVISÕES, RÁDIOS, ON-LINES E ATÉ NO CONGRESSO, INCÊNDIO VIROU ACIDENTE AÉREO
(Daniel Castro)

“O incêndio na zona sul de São Paulo foi inicialmente noticiado como um acidente aéreo. A primeira emissora de TV a dar a "barriga" (no jargão jornalístico, informação incorreta) foi a Globo News. A falsa notícia foi imediatamente reproduzida por outras TVs, rádios e sites -inclusive a Folha Online, que a atribuiu ao canal da Globo.

A "barriga" rapidamente repercutiu no Congresso. O deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) interrompeu a sessão da CPI dos Cartões, às 17h19, para dar "uma comunicação bastante grave e muito triste" aos colegas e lamentar o "caos no tráfego aéreo", em transmissão ao vivo por Record News e Band News.

A presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) lamentou a "informação terrível".

Nenhum comentário: