sábado, 10 de maio de 2008

OEA: TODOS OS PAÍSES DAS AMÉRICAS CONTRA O SEPARATISMO NA BOLÍVIA, EXCETO OS EUA.

O portal UOL Últimas Notícias divulgou esta noite (ver a seguir) que os EUA foram o único país das Américas a não condenar na Organização dos Estados Americanos (OEA) a autonomia da província de Santa Cruz.

EVO MORALES ACUSA EUA DE APOIAR DIVISÃO DA BOLÍVIA
(Por Carlos Alberto Quiroga)

LA PAZ (Reuters) - O presidente boliviano, Evo Morales, acusou no sábado os Estados Unidos de tentar dividir seu país ao negar-se a condenar abertamente um estatuto sobre a autonomia aprovado há seis dias na rica região de Santa Cruz.

Morales disse em uma entrevista coletiva que a atitude dos Estados Unidos ficou em evidência há uma semana na Organização dos Estados Americanos (OEA), quando o representante norte-americano foi o único a se recusar a denunciar o caráter inconstitucional do autogoverno de Santa Cruz.

"Foi um (Estados Unidos) contra todos os países da América que não quis dizer que o estatuto sobre a autonomia atenta contra a legalidade", afirmou Morales, que não reconhece a validade do referendo do último domingo em Santa Cruz, em que foi aprovado o polêmico estatuto ainda que com elevada abstenção.

"Se há um defensor aberto (do estatuto) que busca a divisão da Bolívia, que não quer que se respeite a legalidade e a constitucionalidade são os Estados Unidos", disse Morales."

Nenhum comentário: