terça-feira, 13 de maio de 2008

COMEÇA A CHEGAR A CONTA DOS TUCANOS (PHA)

O blog “Conversa Afiada” do jornalista Paulo Henrique Amorim (ver PHA em “recomendamos”, à direita), publicou ontem um interessante texto com o título acima. Com a sua sagacidade e o seu irônico estilo próprio, abordou algumas falcatruas tucanas e a proteção da grande mídia a eles. Transcrevo o artigo, omitindo os links para outros textos, que constam no blog de Paulo Henrique Amorim.

“COMEÇA A CHEGAR A CONTA DOS TUCANOS

"Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista."

"Os americanos usam com freqüência a expressão “chickens come home to roost“ – ou “a galinha sempre volta ao poleiro”. Quer dizer: o que você fez de errado no passado um dia vai te atormentar. Outra forma de dizer: quem dorme com cachorro acorda com as pulgas.

O PiG sempre blindou os tucanos.

Era muito fácil: bastava ligar para o Dr. Roberto, para o “Seu” Frias e para o Ruy Mesquita (ao Roberto Civita bastava um assessor passar o recado). Com três telefonemas se fazia a censura à imprensa brasileira.

O presidente eleito José Serquércia, por exemplo: não precisa nem da TV Cultura: ele tem a Globo de São Paulo ...

Embora o Governo Lula tenha cometido o erro histórico de não enfrentar ou buscar alternativas ao PiG, a situação se modificou um pouco. Por exemplo:

Magistrados suíços resolveram investigar a Alstom francesa.

O PiG, como sempre, vai tentar circunscrever a roubalheira a um espaço fora das administrações Covas/Alckmin em São Paulo.

Vai ser difícil. Os magistrados suíços não devem ler o PiG.

Além do mais, a Alstom fez contratos milionários com o metrô do Rio, no tempo em que Daniel Dantas controlava o metrô do Rio. Eventualmente, os magistrados suíços podem esbarrar no Dantas, já que na Justiça brasileira ele não perde uma ...

Porém, há novas denúncias que envolvem ilustres tucanos.

O Estadão (sábado, pág A9, e domingo, pág A9) mostra que o Ministério Público denuncia um senador do PSDB de Goiás, o ex-governador Marconi Perillo, de “formação de quadrilha, fraude processual, peculato, caixa dois, e outros crimes eleitorais cometidos durante a campanha de 2006 e no início de 2007”.

É o chamado básico dos crimes eleitorais. Uma espécie de “melhores momentos” dos crimes eleitorais.

Este senador, como se sabe, preside a Comissão de Infra-Estrutura do Senado e foi ele quem convocou a Ministra Dilma Rousseff para aquele célebre depoimento em que o senador Agripino Maia lançou a candidatura de Rousseff a Presidente.

O senador Perillo também foi intermediário de uma negociação entre o Governo e a oposição para salvar a CPMF – o Governo se comprometia a usar TODO o dinheiro na Saúde e o Senado mantinha a CPMF.

Perillo concordou com a idéia. E em seguida fez um dos mais veementes discursos contra a CPMF...

Outra denúncia de corrupção atinge a tucana Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul. Personagem importante da reportagem de Leandro Fortes é Lair Frest, acusado de montar o caixa dois tucano no Rio Grande do Sul.

A Polícia Federal prendeu 13 pessoas e indiciou outras 39 por desvio de R$ 40 milhões diz a Carta.

É coisa de tucano: muita grana e pouca publicidade ...

Daqui a pouco, a galinha dos tucanos de São Paulo volta para o poleiro...”

Nenhum comentário: