quarta-feira, 21 de maio de 2008

BOA IDÉIA AMBIENTALISTA

No “blog do Azenha”, ao final de um artigo, hoje postado, de título “O Bolsa-Família às avessas do Governo Lula”, li um interessante texto. Irônico, mas correto sob o enfoque da reciprocidade. Uma boa sugestão em prol do meio-ambiente global. Transcrevo:

“Assumindo o Ministério do Meio Ambiente, Carlos Minc certamente não deixará que a agenda do governo seja pautada por franchises de ONGs ambientalistas estrangeiras.

Ao contrário, talvez se possa mesmo considerar a possibilidade de, na agenda de negociações internacionais, virar o jogo e propor que países, como os EUA e o conjunto da União Européia, dêem início a um programa de reflorestamento de 1/4 de seus territórios para se igualar ao Brasil (no que se refere às propostas estrangeiras de preservação integral da Amazônia por razões de interesse global relacionados às mudanças climáticas).

Da mesma forma, o Canadá deveria ser instado a suspender imediatamente as recentes autorizações concedidas para a exploração de areais betuminosas em áreas de florestas centenárias, e a Austrália a interromper o desmatamento de florestas nativas também centenárias para a produção de celulose e papel.

Quem sabe os bancos brasileiros se unem e criam uma ONG cujo objetivo seja fiscalizar o desmatamento e o grau de investimento em reflorestamento com espécies nativas nesses países?”

Nenhum comentário: