domingo, 22 de janeiro de 2012

PIB BRASILEIRO: “CRESCIMENTO MEDÍOCRE”?

Paulo Nogueira Batista Jr.

[OBS deste blog ‘democracia&política’: Paulo Nogueira Batista Jr.trata de “crescimento medíocre” brasileiro. Conceito perfeito no contexto por ele muito bem descrito. O alerta dele é correto e oportuno. Contudo, há crescimento medíocre e há medíocres. Não confundamos com a tragédia do muito baixo e fortemente decrescente crescimento brasileiro nos anos FHC/PSDB/DEM. Ver gráfico abaixo (extraído de revista norte-americana, pois as nacionais censuram dados contrários aos demotucanos). O gráfico demonstra a ladeira abaixo que o Brasil estava de 1998 a 2002. O governo Lula conseguiu não somente evitar a continuação da queda, mas reverteu o quadro e proporcionou crescimento exponencialmente crescente do PIB brasileiro. O pequeno "dente" na curva deve-se à crise mundial de 2008. No 1º ano do governo Dilma, o PIB continuou crescendo, com menor intensidade. A continuação no gráfico do trecho 2010-2011 seria reta para cima com menor inclinação, “menos vertical”:

Transcrevo o artigo de Paulo Nogueira Batista Jr.]:

“Em 2011, a economia brasileira registrou crescimento medíocre. O PIB cresceu um pouco menos do que 3%; o setor industrial estagnou. Foi desempenho bem abaixo do esperado, que não faz jus ao renome de economia emergente dinâmica, de estrela em ascensão na economia mundial. Para 2012, as projeções continuam indicando crescimento medíocre. Isso pode mudar, mas no momento a expectativa dos analistas de mercado é de uma expansão do PIB da ordem de 3% ou um pouco mais.

Nesse ritmo, o Brasil cresce menos do que a média mundial. Foi o que aconteceu no ano passado; é o que pode acontecer este ano outra vez. Dos BRICS, o Brasil foi o que teve a menor taxa de expansão em 2011 – um pouco inferior à da África do Sul.

O que explica esse desempenho decepcionante? O cenário mundial adverso atrapalhou, sobretudo no segundo semestre. Mas a explicação primordial é interna: desde o fim de 2010, o governo brasileiro adotou diversas medidas de contenção no campo das contas públicas, da moeda e do crédito. A austeridade fiscal, combinada com aperto monetário e creditício, derrubou o ritmo de expansão da demanda doméstica e da atividade econômica. Além disso, a sobrevalorização cambial prejudicou gravemente a indústria e outros setores expostos à competição internacional.

Foi demais? Em retrospecto, parece que sim. Até aqui no FMI, economistas já se perguntam se o aperto não teria sido excessivo no Brasil.

Evidentemente, é a fácil sabedoria “ex post”. No momento em que as decisões foram tomadas, reinava, como sempre, a incerteza. Como dizia Keynes, “the expected never happens; it is the unexpected, always” (o esperado nunca acontece; é o inesperado, sempre).

Ex-ante, no início de 2011, o quadro econômico e as percepções eram completamente diferentes. A economia brasileira estava aquecida demais e todos se preocupavam com o risco de que uma expansão excessivamente rápida da demanda gerasse desequilíbrios internos e externos que se tornariam, com o passar do tempo, muito difíceis de administrar. Era recomendável aproveitar o capital político de início de mandato para dar uma “freada de arrumação”.

Tampouco se poderia imaginar que a crise da área do euro fosse se agravar tão dramaticamente a partir de meados de 2011. A turbulência externa veio se somar ao ajuste interno para instalar um quadro de crescimento medíocre.

Agora o governo está correndo atrás do prejuízo. A Fazenda adotou incentivos fiscais seletivos; o Banco Central afrouxou os controles sobre o crédito e reduziu a taxa básica de juros em dois pontos percentuais desde agosto.

É possível reverter o quadro? Creio que sim. O governo não usou nem metade da munição de que dispõe. O Banco Central pode, por exemplo, reduzir os compulsórios sobre passivos bancários ou adotar outras medidas de estímulo ao crédito. As taxas de juros continuam muito altas e podem ser gradualmente reduzidas.

Apesar da redução dos últimos meses, os juros básicos ainda são elevados para padrões internacionais. A taxa básica real ex-ante, isto é, a taxa nominal ajustada pela inflação esperada, ainda está em quase 5% no Brasil. Levantamento da corretora “Cruzeiro do Sul”, que abrange os 39 principais países avançados e em desenvolvimento, além de Hong Kong, indica que a média dos juros básicos reais é negativa em 0,9%. Só 13 países praticam juros básicos positivos em termos reais e destes apenas três (Hungria, China e Indonésia) têm taxas entre 2 e 3%.

Como a dívida pública é relativamente elevada no Brasil, o espaço para uma política fiscal anticíclica é menor. Mas há espaço para reduzir os juros, sem dúvida. Juros mais baixos, além de estimular a demanda interna, favorecem o equilíbrio das contas públicas e uma taxa de câmbio mais depreciada.

O caminho mais promissor parece ser o de combinar diminuição gradual dos juros e dos controles de crédito com preservação da disciplina fiscal. É por essa via que o Brasil deve procurar reativar a economia, sobretudo se o quadro mundial continuar se agravando.”

FONTE: escrito por Paulo Nogueira Batista Jr.e publicado no blog “Projeto Nacional”  (http://blogprojetonacional.com.br/crescimento-mediocre/). [trecho inicial entre colchetes adicionado por este blog 'democracia&política'].

2 comentários:

HORIOSVALDO DA SILVA disse...

colocar quem no lugar da dilma rousseff¿¿¿qual o politico que é=1000%=transparente honestississimo íntegro imparcial excelente gestor administrador público pois não é um politico profissional como não são os políticos suecos suíços islandeses dinamarqueses etc¿¿¿quem¿¿¿qual¿¿¿será que existe algum¿¿¿então o segredo do segredo principal é sim mas por parte de todos os cidadões eleitores votos localmente exigirem reinvindicarem á nivel municipal estadual federal distrito federal tudo
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=1000%transparencia=1000%democracia direta reta mas sempre participativa por parte de to dos localmente ali sem nenhuma exceção-isto é tudo e todos localmente sabe rem e participarem e decidirem tudo aonde tenha direto ou indiretamente mas nem que seja úm único centavinho público dos trilhões anuais dos impostometros riquezas re cursos naturais
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por isto e muito mais coisas ainda é que não existe nenhum político profissional partido político sistema político conselho popular cartola do futebol filantropias ong’s etc dos quintos terceiros mundos que defende com unhas e dentes =1000%transparencia=e ou tenha na sua legenda partidária e como na sua própria plataforma eleito ral principal mas=1000% transparencia=democracia direta reta participativa
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pois quanto mais tem=1000%transparencia=etc=tudo ali é primeirississsimo mundo em todos os sentidos direções inclusive imediatamente todas as suas internas crianças adolescentes jovens sem exceção tem escola tempo integral das07ás18hs padrão primeirissimo mundo mas do outro quanto menos tem transparencia tudo ali é quintos mundos inclusive ali só tem quase só escolas tempo parcial das08aomeiodia padrão quintos mundos
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então a solução definitiva está em agir mas como todos os povos eleitores votos trabalhadores empreendedores etc dos países primeirississimos mundos principalmente como os suecos suíços dinamarqueses islandeses etc isto é fazer com que tenha sempre eleições diretas para tudo mas está sim em todo o povo em geral local municipal estadual federal exigir reinvindicar mas=1000%transparencia=1000%democracia direta reta mas sempre participativa
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obs que nem mesmo nenhum grande e popular aberto meio de comunicação mídia em geral redes sociais etc pelo menos não procuram debater mas abertamente e á nível na cional nada sobre transparencia democracia direta reta participativa etc como fez alguns"""gatos-pingados"""como a empreendedora adriana e todos os cidadões dos municipios santo antonio platina pr jacarezinho pr diadema sp etc álém de eleições diretas para tudo o resto é tudo blá…blá…blá…eis a principal diferença em ser ou não ser primeirississimos mundos e ou em ser quintos mundos
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pois todos os políticos profissionais dos quintos terceiros mundos evitam ao máximo do máximo mas tudo que se refere á 1000%transparencia 1000%democracia direta reta participativa mas é só para ali ter só corrupçoes sonegações enriquecimentos ilicitos propinas lavagens dinheiro máfias etc infiltrados ao invés dis to para ninguém nunca já mais saber a verdade e exigir reinvindicar transparencia democracia direta etc

HORIOSVALDO DA SILVA disse...


quanto mais tem transparencia democracia direta reta participativa mais tudo ali é primeirississimos mundos mas quanto menos tem mais quintos mundos é eis o principal se gredo diferença em ser ou não ser primeirississimos mundos ou quintos mundos e assim é a mesma situação numa nação pais estado municipio distrito federal clube de fute bol filantropia sindicato autarquia conselho registro profissional instituições etc
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óbviamente transparencia como o extrato fgts e como é também para tirar carteira habilitação para motoristas no detran sp e democracia direta reta mas sempre participati va mas por parte de todos ali sem nenhuma exceção como é nos condominios apartamentos reuniões as sembléias reuniões participativas mas principalmente aonde tem dire to ou indiretamente úm único centavinho público dos trilhões anuais dos impostometros riquezas recursos naturais etc
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veja por total falta de transparencia democracia participativa a situação antiga e atual da maioria dos clubes brasileiros principalmente do santos fc de pelé neymar e como a do flamengo do zico vasco palmeiras corinthians bahia etc e como hoje em dia veja a situação do estado do rio grande do sul rs aonde ali não tem dinheiro mas nem mesmo para pagar as contas dos seus locais servidores públicos e á nível federal dizem que não tem caixa para pagar a primeira parcela do 13º dos aposentados dizem
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pois a culpa disto tudo á nível local municipal estadual federal distrito federal sempre foi e é mas o próprio povo localmente pois depois quem sempre pagou paga pagará as contas é sempre o próprio povo trabalhador empreendedor etc localmente mas por causa da sua total omissão procrastinação submissão credulidade mística infantil
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então aonde quem está com a chave do cofre local faz mas o que bem entendem ficando milionários ricos ou numa boa em imóveis residenciais comerciais títulos dinheiros ou ros diamantes tesouro direto ações precatórios etc mas a conta depois só recai nas costas de todos á nível nacional, óbviamente se tornam ricos mas nada em seus nomes tu do em nome de laranjas familiares parentes amigas amantes cargos de confiança no próprio municipio esta do em outros estados no exterior nos paraísos fiscais nas ditaduras latinas africanas asiáticas oceanias etc
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obs que todos os anos o governo federal manda mas á cada um dos municipio estado brasileiro milhões e milhões mas só para fazer localmente o tal saneamento básico mas absurdamente por total falta de transparencia localmente etc ninguém sabe para aonde foi e ou vai cada centavinho que deveria e ou deve ir localmente para as tais obras manutenções de saneamentos básicos localmente e o pior é que nem mesmo o próprio governo federal fiscalizada nada transparentemente auditoriamente etc