quinta-feira, 17 de abril de 2014

POR QUE MUDARAM OS CUSTOS DAS REFINARIAS ABREU LIMA E COMPERJ




Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras

Projetos das refinarias Abreu e Lima e Comperj são diferentes dos propostos inicialmente


"Os projetos da Refinarias Abreu e Lima (Rnest) e do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) são muito diferentes do que os planejados originalmente. O andamento das obras e o investimento na construção das unidades estão de acordo com os cronogramas e orçamentos definidos para os novos projetos das refinarias.

O Comperj, que sofreu replanejamento de atividades desde seu projeto inicial, está com cerca de 68% das obras concluídas e tem a data de agosto de 2016 como a entrada em operação do primeiro trem de refino, com custo de US$ 13,5 bilhões, conforme nosso Plano de Negócios e Gestão. É prevista também a possibilidade de um segundo trem de refino, que está em carteira de avaliação, e unidades petroquímicas, que estão sendo avaliadas pela Braskem.

Já as projeções iniciais de custos da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) referiam-se a um projeto em fase inicial de avaliação, cujo grau de definição permitia apenas estimativas preliminares em relação aos prazos e custos. Levaram-se em conta nessa análise as parcelas referentes à infraestrutura, requisitos e demandas ambientais, além da integração entre unidades dentro e fora da refinaria.

O maior grau de definição e detalhamento, incorporado a fatores como otimização de escopo, ajustes cambiais e aquecimento de mercado, entre outros, fez com que o valor do investimento tivesse incremento com a evolução do projeto. De acordo com o nosso Plano de Negócios e Gestão para o período 2014-2018, a previsão de investimentos para a conclusão da Refinaria Abreu e Lima (Rnest) é de US$ 18,5 bilhões. As obras da Rnest estão com 87% de avanço físico, com entrada em operação (primeiro trem de refino) prevista para novembro de 2014."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/projetos-das-refinarias-abreu-e-lima-e-comperj-sao-diferentes-dos-propostos-inicialmente.htm).

Nenhum comentário: