quinta-feira, 24 de abril de 2014

AÉCIO/PSDB PROPÕE ACABAR COM O MERCOSUL







[É a volta da ALCA imposta pelos EUA? Terá sido ordem de Washington para Aécio? FHC/PSDB obedecia a todas]

Deputado refuta proposta de Aécio de acabar com Mercosul

"O presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, deputado Newton Lima (PT-SP), refutou a proposta do senador Aécio Neves (PSDB-MG), de pôr fim ao Mercosul. Para o deputado, o objetivo do bloco econômico é muito maior do que a integração comercial. “O Mercosul foi formado para promover a integração entre as nações e o desenvolvimento econômico, social, cultural e político da região”, afirmou Newton Lima, em discurso na última semana, na Câmara.

Recentemente, o senador mineiro classificou o bloco econômico como “uma coisa anacrônica” que “não serve aos interesses brasileiros”, durante um evento em Porto Alegre (RS).

Para Newton Lima, ao propor o fim do bloco econômico, o senador Aécio Neves comete um grave erro e “desalinha-se do destino histórico de convergência de nações amigas e de busca de superação dos problemas comuns”.

Citando o diagnóstico “Agenda para Integração Externa”, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o deputado Newton Lima contrapôs os argumentos do senador mostrando que as exportações brasileiras para os países do Mercosul somaram US$ 169 bilhões nos últimos dez anos e acumularam um superávit de US$ 46 bilhões nesse período.

Mesmo com os efeitos da crise, a partir de 2008, o intercâmbio entre os países do Mercosul foi superior ao do comércio internacional. Enquanto as trocas globais aumentaram 13% no período entre 2008 e 2012, o comércio intraMercosul cresceu mais de 20%”, revelou o deputado."

FONTE: da Redação em Brasília do portal "Vermelho" com informações do "PT na Câmara" (http://www.vermelho.org.br/noticia/240554-1).

Nenhum comentário: