Complexo portuário no Pará estabelece nova rota de exportação de grãos pelo Norte
"A presidenta Dilma Rousseff participou, na sexta-feira (25), em Barcarena (PA), da inauguração do complexo portuário Miritituba-Barcarena, da "Bunge", que é composto da "Estação de Transbordo", em Miritituba, e do "Terminal Portuário Fronteira Norte" (Terfron), em Barcarena. A nova rota de exportação tem capacidade de escoamento de carga de até 2,5 milhões de toneladas de grãos por ano.
Pedro Parente, presidente e CEO da "Bunge Brasil", avalia a inauguração do complexo portuário como sendo novo paradigma no escoamento da produção de grãos brasileira. Segundo ele, esse investimento permitirá transformar e alavancar o desenvolvimento no norte do país.
“É nova alternativa, é novo paradigma para os produtores brasileiros. Nós, ao invés de escoar a produção de Mato Grosso pelo Sudeste do país, vamos escoar pelo Norte, muito mais próximo dos portos de destino, como Europa e China. Isso realmente é marco importantíssimo, é nova alternativa, é extremamente relevante para o produtor brasileiro, para o país, mais divisas, mais exportação e, para a nossa empresa também, para a "Bunge", que está sendo pioneira nesse movimento”, declarou.
De acordo com o gerente de operações portuárias do "Terfron", João Felipe Folquening, o complexo também contribui para a sustentabilidade, ao privilegiar o modal hidroviário.
“Esse terminal tem capacidade estática de 150 mil toneladas e capacidade de expedição para navios de 1.500 toneladas/hora. Também temos o recebimento hidroviário com capacidade de 1.500 toneladas/hora. A grande novidade desse projeto é desafogar a logística rodoviária que hoje sai do Mato Grosso até o Sul/Sudeste do país, via rodovia e caminhões, e trazer esses caminhões subindo até Itaituba pela BR-163 e fazendo o transbordo da soja e do milho para as barcaças, descendo o Rio Tapajós até Barcarena. Então, o transporte hidroviário é transporte muito mais sustentável e eficiente no transporte de grãos”, afirmou.
Pela nova rota criada, os grãos das maiores regiões produtoras seguirão por caminhão pela BR-163 até a estação de transbordo de Miritituba, no oeste do Pará, percorrendo distância de 1.100 quilômetros. No terminal, a carga será colocada em barcaças que irão navegar o rio Tapajós , passarão pelo estreito de Breves e chegarão ao "Terfron", em Vila do Conde, Barcarena. Um percurso de 1.000 quilômetros realizado em aproximadamente três dias. No "Terfron", a carga será armazenada para posterior embarque em navios graneleiros rumo ao exterior."
FONTE: Blog do Planalto" (http://blog.planalto.gov.br/inauguracao-de-complexo-portuario-no-para-estabelece-nova-rota-de-exportacao-de-graos-pelo-norte-do-brasil/).
COMPLEMENTAÇÃO
“Esse terminal tem capacidade estática de 150 mil toneladas e capacidade de expedição para navios de 1.500 toneladas/hora. Também temos o recebimento hidroviário com capacidade de 1.500 toneladas/hora. A grande novidade desse projeto é desafogar a logística rodoviária que hoje sai do Mato Grosso até o Sul/Sudeste do país, via rodovia e caminhões, e trazer esses caminhões subindo até Itaituba pela BR-163 e fazendo o transbordo da soja e do milho para as barcaças, descendo o Rio Tapajós até Barcarena. Então, o transporte hidroviário é transporte muito mais sustentável e eficiente no transporte de grãos”, afirmou.
Pela nova rota criada, os grãos das maiores regiões produtoras seguirão por caminhão pela BR-163 até a estação de transbordo de Miritituba, no oeste do Pará, percorrendo distância de 1.100 quilômetros. No terminal, a carga será colocada em barcaças que irão navegar o rio Tapajós , passarão pelo estreito de Breves e chegarão ao "Terfron", em Vila do Conde, Barcarena. Um percurso de 1.000 quilômetros realizado em aproximadamente três dias. No "Terfron", a carga será armazenada para posterior embarque em navios graneleiros rumo ao exterior."
FONTE: Blog do Planalto" (http://blog.planalto.gov.br/inauguracao-de-complexo-portuario-no-para-estabelece-nova-rota-de-exportacao-de-graos-pelo-norte-do-brasil/).
COMPLEMENTAÇÃO
NOVA GRANDE PONTE SOBRE O RIO XINGU
Em entrevista para rádios do Pará, Dilma anuncia ponte sobre o rio Xingu
"A presidenta Dilma Rousseff anunciou, na sexta-feira (25), durante conversa com rádios do Pará, a construção de uma ponte sobre o rio Xingu, ligando as cidades de Amapu e Altamira pela BR-230. Segundo Dilma, a medida vai melhorar o escoamento da produção, substituindo o uso das balsas. A presidenta ainda destacou os investimentos do governo federal em mobilidade urbana em Belém, que ultrapassam R$ 1 bilhão.
“Quando se fala em infraestrutura no Pará, não se pode deixar de falar de uma ponte no rio Xingu ligando Altamira (…), com ligação na BR-230. A Transamazônica será ligada depois de Amapu no sentido Altamira. Será ponte estaiada com 700m de comprimento; vai viabilizar que se escoe melhor toda a produção. Porque hoje é assim: do lado da estrada você para, passa por barco e chega ao outro lado. Com a ponte, não vai ter interrupção, vai escoar tranquilamente”, disse.
Em entrevista para rádios do Pará, Dilma anuncia ponte sobre o rio Xingu
"A presidenta Dilma Rousseff anunciou, na sexta-feira (25), durante conversa com rádios do Pará, a construção de uma ponte sobre o rio Xingu, ligando as cidades de Amapu e Altamira pela BR-230. Segundo Dilma, a medida vai melhorar o escoamento da produção, substituindo o uso das balsas. A presidenta ainda destacou os investimentos do governo federal em mobilidade urbana em Belém, que ultrapassam R$ 1 bilhão.
“Quando se fala em infraestrutura no Pará, não se pode deixar de falar de uma ponte no rio Xingu ligando Altamira (…), com ligação na BR-230. A Transamazônica será ligada depois de Amapu no sentido Altamira. Será ponte estaiada com 700m de comprimento; vai viabilizar que se escoe melhor toda a produção. Porque hoje é assim: do lado da estrada você para, passa por barco e chega ao outro lado. Com a ponte, não vai ter interrupção, vai escoar tranquilamente”, disse.
MOBILIDADE URBANA EM BELÉM
Sobre o apoio do governo federal à mobilidade urbana na capital paraense, a presidenta lembrou que foram destinados R$ 913,5 milhões, com custo total das obras de R$ 1 bilhão.
“Além do BRT, temos também o prolongamento da João Paulo II, ligando Belém a Ananindeua. Ainda temos o BRT na Avenida Centenária e a construção e modernização de terminais fluviais. Porque aqui, a logística que usa o rio como estrada é importante. São seis novos terminais em Coaracy, e vamos reconstruir quatro, um no mercado Ver-o-Peso, que acho fundamental; acho o mercado um símbolo da cidade de Belém. A credito que isso vai tornar o sistema público de transporte de Belém mais completo, e as obras do Estado serão feitas de forma eficiente e rápida”, afirmou."
FONTE da complementação: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/em-entrevista-para-radios-do-para-dilma-anuncia-ponte-sobre-o-rio-xingu/).
Sobre o apoio do governo federal à mobilidade urbana na capital paraense, a presidenta lembrou que foram destinados R$ 913,5 milhões, com custo total das obras de R$ 1 bilhão.
“Além do BRT, temos também o prolongamento da João Paulo II, ligando Belém a Ananindeua. Ainda temos o BRT na Avenida Centenária e a construção e modernização de terminais fluviais. Porque aqui, a logística que usa o rio como estrada é importante. São seis novos terminais em Coaracy, e vamos reconstruir quatro, um no mercado Ver-o-Peso, que acho fundamental; acho o mercado um símbolo da cidade de Belém. A credito que isso vai tornar o sistema público de transporte de Belém mais completo, e as obras do Estado serão feitas de forma eficiente e rápida”, afirmou."
FONTE da complementação: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/em-entrevista-para-radios-do-para-dilma-anuncia-ponte-sobre-o-rio-xingu/).
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