sexta-feira, 4 de junho de 2010

A NATUREZA DE UM CANDIDATO!


"Pouco tempo atrás, sob os holofotes da pré-convenção que o aclamou candidato, José Serra exclamou com aparente convicção “Não aceito o raciocínio do ‘nós contra eles’.

Não cabe na vida de uma nação. Somos todos irmãos na pátria. Lutamos pela união dos brasileiros e não pela sua divisão”, afirmou.

Durante duas semanas a profissão de fé pareceu realidade. Serra louvava o que considerava positivo e criticava o que julgava negativo, falando dos melhoramentos que aportaria, caso eleito.

Mas, como diz o dito francês “Afaste o natural e eis que ele volta a galope”.

Primeiro começou com gratuitas agressões a jornalistas, depois ataques cada vez mais generalizados a política do governo federal, incluso onde mais êxito tem acumulado nestes anos, a sua política econômica.

A mudança, que parecia ditada pela queda nas pesquisas e pelas dificuldades normais de acertar o tom, após anos apregoando guerra, virou rapidamente o velho discurso que nada presta e a linguagem virou prontamente agressiva.

Até atingir agora o paroxismo do despropósito, com acusações contra Dilma Rousseff, por um suposto dossiê inexistente. A violência da acusação, que ganhou destaque na capa dos jornais e que atinge a honra da candidata foi feita na base do diz-que-diz e sem assombro de prova da própria existência de qualquer fabricação de material negativo para o candidato.

Contrastando na sua atitude de desaforo irresponsável, com a postura digna assumida por Dilma e pelo PT quando da reprodução de uma suposta ficha policial, dossiê falso posto a circular via internet e que ganhou reprodução até na Folha.

O falso documento visava a sujar o passado de Dilma, nem por isso José Serra foi acusado de ser o autor da ignominiosa peça.

O candidato tucano perdeu as estribeiras e seu comportamento indica que está disposto a trilhar um caminho de desrespeito e invencionice, indigno do debate democrático.

O PT decidiu de interpelar Serra judicialmente. Faz bem de agir assim, como forma de impor do postulante tucano respeito para com seus adversários. A justiça talvez permita que Serra se comporte a altura do que o país aguarda de todos os candidatos a presidente.

Respeito!"

FONTE: escrito pelo jornalista Luis Nassif e publicado em seu blog [imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: