terça-feira, 15 de junho de 2010

O NOVO LANÇA-FOGUETES BRASILEIRO ASTROS II MK5 DA AVIBRAS


A empresa brasileira Avibras Aeroespacial S.A, apresentou na abertura da Eurosatory 2010 a mais nova versão do ASTROS II.

Após sofrer um embargo comercial de fornecedores europeus, por razões “politicamente corretas” [sic], que por muito pouco não causaram a perda de um valioso contrato de exportação a AVIBRAS apresenta o seu novo ASTROS II.

Junto ao tradicional e confiável sistema de foguetes adiciona agora sistemas eletrônicos de comando e controle mais aperfeiçoados e também o novo chassis fornecido pela empresa tcheca TATRA.

Garante maior mobilidade em todo o terreno, tanto para as unidades de disparo como para as de apoio, em chassis 6x6. A unidade de comando e controle e a estação meteorológica empregam um chassis 4x4.

A mobilidade estratégica é garantida pois todo o sistema pode ser transportado m aviões C-130 Hércules. A companhia não esclareceu se foram realizadas avaliações transporte pelo EMBRAER KC-390.

Unidades de Comando e Controle e também meteorológica usam o Chassi 4x4

O ASTROS II - Sistema Multicalibre de Artilharia para Saturação de Área é referência mundial em sua classe, por sua grande mobilidade e capacidade de lançar foguetes e mísseis de vários calibres a distâncias entre 9 e 300km.

Devido a sua flexibilidade e alto poder de fogo é considerado como um sistema estratégico e de dissuasão, e ainda, incorpora os avanços tecnológicos e a experiência de atuação em duas guerras, podendo ser utilizado para artilharia de campanha e operação no litoral.

A versatilidade do sistema ASTROS II é ampliada pela sua capacidade de autodefesa e proteção blindada à sua tripulação.

A nova versão tem uma cabina de maiores dimensões. Com um intenso trabalho de engenharia permitiu que a cabine fosse basicamente a mesma tanto nos chassis 4x4 e 6x6.


Demonstraçao de mobilidade com o novo chassi trem de força.”

FONTE: publicado no site “Defesa@Net” [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: