sábado, 19 de novembro de 2011

POR QUE A ALEMANHA ABOLIU A ENERGIA NUCLEAR?

Angela Merkel conseguiu manter-se no cargo

Luis Nassif

“Explicação de Leonan dos Santos Guimarães, da Eletronuclear, sobre a decisão da chanceler alemã Angela Merkel de abolir a energia nuclear no país, durante 'Seminário Brasilianas sobre Energia Nuclear':

Em 2001, entrou em crise a coalizão que sustentava o chanceler Gerhard Schoereder. O terceiro partido do país é o Partido Verde - com 20% do eleitorado, fato único entre os PVs do mundo.

Para recompor a coalizão, Schoereder ofereceu o abandono da energia nuclear a partir de 2022.

Algum tempo depois, caiu o gabinete Schoereder, sendo substituído pelo de Merkel, do CDU. A primeira decisão de Merkel foi prorrogar o prazo de desativação das usinas para 2034, devido às implicações econômicas e sociais da decisão.

Aí, teve que enfrentar a própria crise da sua coalizão e buscar o apoio do Partido Verde - antes mesmo do acidente de Fukushima. As primeiras abordagens foram mal recebidas. Quando ocorreu o acidente no Japão, no dia seguinte Merkel foi à TV, anunciando a suspensão em definitivo da sua lei [visando a se manterem na liderança do governo, ela e a frágil coalizão que a apoiava]. A decisão foi altamente ‘midiatizada’. O PV aceitou, então, ingressar na base de coalizão de Merkel.

Como lembrou Ricardo Galvão, da ‘Sociedade Brasileira de Física’, com a decisão, o déficit energético da Alemanha subiu para 2 gigawatts, aumentando para 5 gw no inverno.” [criando, por razões imediatistas partidárias, gigantesco problema econômico e social sem solução no curto prazo].

FONTE: escrito por Luis Nassif em seu portal (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/porque-a-alemanha-aboliu-a-energia-nuclear#more) [imagem do Google e trechos entre parênteses acrescentados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: