terça-feira, 29 de novembro de 2011

PRIMAVERA JÁ VIROU OUTONO

As flores da primacera causam alergia em alguns
Por Mário Augusto Jakobskind

"Os egípcios voltaram às ruas para manifestar oposição aos militares que tentam se perpetuar no poder depois da derrubada de Hosny Mubarak. Foram duramente reprimidos no que resultou em mais de 30 mortos.

Os militares, na verdade “militares s.a”, porque controlam setores mais lucrativos da economia egípcia, imaginavam que com alguns paliativos conseguiriam iludir o povo que derrubou Mubarak. O povo mostrou que não é bobo.

Como se o controle da economia pelos militares não bastasse, o Estado egípcio é contemplado com mais de 1,2 bilhão de dólares anuais pelos Estados Unidos, exatamente para manter o principal país árabe em sua área de influência. Os militares pediram desculpas pela repressão, mas não se comprometeram a abandonar o poder mesmo depois das eleições, até porque temem perder as bocas conquistadas nas últimas décadas.

É este verdadeiramente o contexto egípcio, que não pode ser ignorado e para que se julgue o pronunciamento quase diário de líderes ocidentais como Nicolas Sarkozy e Barack Obama ora em apoio às “reformas” (entre aspas mesmo) ou até mesmo nas eventuais críticas à violência. O nome disso é hipocrisia.

Em suma: palavras são palavras, mas a prática é que determina a verdade. Por estas e muitas outras, a chamada Primavera árabe só pode ser considerada primavera se prevalecer a vontade do povo. Com o controle dos militares s.a. no Egito, o outono prevalece, não mais a primavera.

Enquanto isso, na Líbia, o governo que tomou o poder com a derrubada de Muammar Kadhafi está preparando um espetáculo midiático que, antes de começar, já se sabe qual será o desfecho. Não é preciso nenhuma bola de cristal para prever que Saif al Islam Kadhafi será condenado à morte pelas acusações que serão apresentadas no julgamento. O governo líbio avisou que não o entregará ao Tribunal Penal Internacional de Haia. Estão preparando um novo show midiático que será apresentado ao mundo e internamente.

O filho de Kadhafi foi preso no deserto quando tentava ir para Niger. A prisão só foi possível graças à delação de um integrante de sua guarda pessoal, devidamente recompensado com 1 milhão de euros, segundo informações.

Por ironia da história, Saif al Islam foi o responsável pela anistia de integrantes da al Qaeda que cumpriam pena na Líbia, inclusive o que posteriormente veio a se tornar o comandante militar do grupo que tomou Trípoli e produziu um espetáculo midiático ao entrar no local onde vivia Kadhafi. Saif era cotado como o sucessor político do pai.

Resta agora aguardar o desenrolar dos acontecimentos para conhecer melhor como será a Líbia, o país com o maior 'Índice de Desenvolvimento Humano' (IDH) do continente africano (0,755), superior inclusive ao do Brasil (0,699).

Aguarda-se, também, constatar se esse índice utilizado pelas Nações Unidas para verificar como se encontra um país em termos de bem-estar de sua população será mantido. O tempo dirá.

Em Portugal, o socialista Mario Soares, 86 anos, que já exerceu os mais variados cargos, de presidente a primeiro ministro, reapareceu assinando um manifesto conclamando o povo a reagir ao neoliberalismo que está sendo imposto goela a dentro aos portugueses. Os trabalhadores, como em outras partes da Europa, reagem com uma greve geral, enquanto a mídia de mercado faz a apologia dos “técnicos” impostos pelo capital financeiro.

Por aqui [Brasil], a mídia não é muito diferente, embora a crise ainda não tenha aparecido com a intensidade dos países europeus e dos Estados Unidos. Os articulistas de sempre torcem desbragadamente por soluções contrárias aos interesses nacionais e do povo. Silenciam totalmente sobre um grave problema que vem se arrastando há anos, o da dívida pública. São 1 bilhão de reais por dia gastos para o pagamento dessa dívida. E nada comentam sobre o que está na Constituição cidadã de 1988 e não foi cumprida até hoje: a realização de uma auditoria dessa dívida".
[...]

FONTE: escrito por Mário Augusto Jakobskind, correspondente no Brasil do semanário uruguaio 'Brecha'. Foi colaborador do 'Pasquim', repórter da 'Folha de São Paulo' e editor internacional da 'Tribuna da Imprensa'. Integra o Conselho Editorial do seminário 'Brasil de Fato'. É autor, entre outros livros, de 'América que não está na mídia, Dossiê Tim Lopes - Fantástico/IBOPE'. Artigo publicado no site "Direto da Redação" (http://www.diretodaredacao.com/noticia/primavera-ja-virou-outono) [imagem do google e trecho entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política']

2 comentários:

Probus disse...

30/11/2011: Inteligência iraniana impõe dura derrota à CIA-EUA

Mahan Abedin

30/11/2011, Mahan Abedin, Asia Times Online

Iran delivers major blow to the CIA

Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu


A prisão de 12 espiões que trabalhavam para a CIA-EUA, anunciada recentemente pelas autoridades iranianas, pode vir a revelar-se muito duro golpe contra os esforços da agência norte-americana que busca coletar informações sobre o Irã e, no geral, contra toda inteligência dos EUA. Essas prisões recentes acontecem imediatamente depois da prisão, em maio passado, de outros 30 suspeitos de também trabalharem para a CIA; e indicam que o Irã já conta com importantes capacidades de contrainteligência.

ÍNTEGRA do texto acima no link abaixo:

http://redecastorphoto.blogspot.com/2011/11/inteligencia-iraniana-impoe-dura.html

Unknown disse...

Probus,
Obrigada pela dica. Não havia lido esse artigo.
Maria Tereza