Navio Celso Furtado
PRESIDENTA DILMA PARTICIPA DE CERIMÔNIA DE ENTREGA DO NAVIO CELSO FURTADO
“A presidenta da República, Dilma Rousseff, participou na sexta-feira (25/11) da cerimônia de entrega do navio de produtos ‘Celso Furtado’, primeira embarcação construída por um estaleiro brasileiro para o Sistema Petrobras em 14 anos. O ‘Celso Furtado’ é um dos 49 navios do Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (PROMEF).
Com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros, o ‘Celso Furtado’ é o primeiro de uma série de quatro navios de produtos encomendados pela Transpetro ao Estaleiro Mauá e será usado para o transporte de derivados de petróleo entre os estados brasileiros. Em sua primeira viagem, a embarcação levará para o Norte e Nordeste combustíveis produzidos nas refinarias de São Paulo.
“Hoje, estamos aqui provando que os brasileiros sabem fazer navios”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff, em seu discurso. “Nós não vamos permitir, no Brasil, que se exporte empregos para outros países. Nosso compromisso é com a grandeza deste país”, completou.
O presidente da Transpetro, Sergio Machado, realçou a importância da cerimônia: “Este é momento histórico para a indústria naval e para a Marinha Mercante do país. A entrega deste navio é afirmação da capacidade do povo brasileiro”. Sergio Machado iniciou seu discurso homenageando os metalúrgicos do Estaleiro Mauá: “Vocês são os verdadeiros heróis dessa história”.
Durante a solenidade, foi lançado também o selo postal personalizado em homenagem à entrega do ‘Celso Furtado’. Participaram da cerimônia a presidenta Dilma Rousseff e os presidentes dos Correios, Wagner Pinheiro, e da Transpetro, Sergio Machado.
Após os discursos, a presidenta Dilma Rousseff entregou ao Comandante do navio, Claudio Lisboa Nunes, a bandeira nacional que, depois, seria hasteada no Celso Furtado. O chefe de máquinas do navio, Carlos Alberto do Nascimento, recebeu do governador Sergio Cabral o diário de bordo. Às 14h15, o navio zarpou rumo à sua primeira viagem.
O navio de produtos ‘Celso Furtado’ tem índice de conteúdo nacional de 74%.
A entrega do ‘Celso Furtado’ é mais uma prova da vitalidade do PROMEF, que impulsionou a reconstrução da indústria naval brasileira, após crise de décadas. O último navio entregue por um estaleiro nacional ao Sistema Petrobras foi o ‘Livramento’, em 1997. Hoje, o Brasil tem a quarta maior carteira mundial de petroleiros e ocupa a quinta posição no ranking de encomendas de navios em geral.
Com a encomenda de 49 petroleiros, o PROMEF garantiu escala para investimentos em modernização do parque naval instalado e implantação de três novos estaleiros no país – o ‘Atlântico Sul’ e o ‘STX-Promar’, em Pernambuco, e o ‘Estaleiro Rio Tietê’, em São Paulo, que vai construir comboios hidroviários para o transporte de etanol. A indústria naval, que chegou a ter menos de dois mil operários na virada do século (em 2000), hoje emprega quase 60 mil pessoas.
Outros três navios do PROMEF já foram lançados ao mar e estão em fase de acabamento: ‘Sérgio Buarque de Holanda’ e ‘Rômulo Almeida’, no Estaleiro Mauá, e ‘João Cândido’, no Estaleiro Atlântico Sul. Das 49 embarcações projetadas nas duas primeiras fases do programa, 41 já foram encomendadas, com investimento de R$ 9,6 bilhões. As últimas oito estão em fase final de licitação.
A Transpetro lançou um ‘hotsite’ sobre o navio de produtos ‘Celso Furtado’, onde é possível fazer um passeio virtual pela embarcação.
ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UM NAVIO
Segundo tradição da indústria naval mundial, a construção de um navio tem cerimônias que marcam etapas fundamentais das obras: o corte da primeira chapa de aço, o batimento de quilha, o lançamento ao mar e a entrega ao armador.
É importante ressaltar, sobretudo, a diferença entre o lançamento ao mar e a entrega ao armador:
LANÇAMENTO AO MAR
Depois de concluída a edificação do casco, o navio é batizado e lançado ao mar para os acabamentos finais. Dessa forma, o dique é liberado para o início das obras de uma nova embarcação. O navio em construção é transferido para o cais do estaleiro.
No cais, são feitas as obras de acabamento, as interligações dos vários sistemas e os últimos testes em equipamentos. Antes da entrega, o navio é, geralmente, levado de novo ao dique, para a limpeza do casco. Por fim, são feitas as provas de mar – viagens de curta duração que testam o desempenho geral da embarcação.
ENTREGA
Após a conclusão de todas as obras e testes, o navio é certificado por uma Sociedade Classificadora independente e entregue ao armador, para o início das operações.”
FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/11/25/presidenta-dilma-participa-de-cerimonia-de-entrega-do-navio-celso-furtado/#more-47194).
Nenhum comentário:
Postar um comentário