quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A CHEVRON ESTÁ NA MARCA DO PÊNALTI


Por Brizola Neto

Do site de “O Globo”, ontem:

- “As melhores práticas internacionais não foram observadas e houve falsidade de informação. Não houve informação on-line e precisa à agência [ANP], o que prejudicou o trabalho. A ANP não foi tratada de forma correta pela Chevron – afirmou Haroldo Lima, após reunião comandada pela presidente Dilma Rousseff com a presença dos ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Celso Amorim (Defesa), além de técnicos.


- A empresa atuou em completa violação ao contrato de concessão e à própria legislação brasileira – reforçou Magda Chambriard, diretora da ANP, em relação à omissão de informações ao órgão regulador.(…)


Magda Chambriard considerou “inaceitável” o fato de a empresa ter fornecido imagens “editadas” à agência.

-Tivemos de ir até o local para fazer as imagens e ter noção do problema real – afirmou.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, também criticou a Chevron pelas informações imprecisas.

- A empresa diz que tem 16 barcos e a gente vai a campo e vê que há três ou quatro – afirma. – Para o governo brasileiro é inaceitável qualquer empresa que forneça qualquer informação que não condiga com a verdade – acrescentou.”

Precisa mais?

Multar a Chevron é correto, mas não basta. Até porque ela vai pagar a multa com o dinheiro do nosso próprio petróleo, que sai dali direto para a exportação.

Entre janeiro e julho deste ano, a “Chevron ‘Brasil’ (?) Upstream Frade Ltda.” exportou US$ 802 milhões, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. E vinha exportando cada vez mais, porque só no mês de julho deste ano foram US$ 204 milhões, contra zero do mês de julho de 2010.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/a-chevron-esta-na-marca-do-penalti/).

Nenhum comentário: