Hugo Chávez e Juan Manuel Santos
Chávez: “URIBE QUIS TRANSFORMAR COLÔMBIA EM ISRAEL DA AMÉRICA LATINA”
“O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assegurou que o ex-mandatário colombiano Álvaro Uribe (2002-2010) pretendia transformar "a Colômbia na Israel da América do Sul".
Segundo Chávez, a gestão de Uribe distanciou seu país das demais nações da região, "quase causou uma guerra com o Equador e rompeu relações com a Venezuela, países vizinhos".
O chefe de Estado disse, por meio de contato telefônico com uma emissora estatal, não ter informações verificadas a respeito de uma gravação que foi revelada semana passada sobre uma reunião em que Uribe teria instruído um grupo venezuelano de oposição a rechaçar a aproximação que Bogotá e Caracas vêm promovendo recentemente.
Chávez ainda assegurou que a relação entre as nações não se irá deteriorar apesar dos esforços feitos pelos setores das ultradireitas colombiana e venezuelana para "sabotar" essa aproximação.
"Estou seguro que as relações entre Colômbia e Venezuela vão continuar se recuperando do grave dano que foi feito durante o governo anterior" afirmou Chávez, acrescentando que "felizmente, o governo atual tomou outro rumo".
Desde que tomou posse como presidente da Colômbia, em agosto de 2010, Juan Manuel Santos vem promovendo o aprofundamento da relação entre os países, tendo se reunido com o mandatário venezuelano diversas vezes.
Chávez ainda confirmou que receberá Santos na próxima semana, no marco da ‘Cúpula Fundacional dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos’ (CELAC), que acontecerá esta semana, nos dias 2 e 3 de dezembro, para uma reunião bilateral.”
FONTE: publicado pela ANSA (Agenzia Nazionale Stampa Associata, agência de notícias italiana). Transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=169572&id_secao=7) [imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’]
Nenhum comentário:
Postar um comentário