sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A LUTA CONTRA O VENTRE DA BARBÁRIE CAPITALISTA


Por Gilson Caroni Filho

“Liga Árabe suspende a Síria; Israel, com o apoio dos EUA, se prepara para atacar o Irã; consórcio franco-alemão toma o poder na Grécia e ameaça soberania italiana; corporações midiáticas censuram repressão policial aos movimentos sociais nos EUA. Com o arsenal nuclear existente, uma escalada militar global terá consequências imprevisíveis.

Mais uma vez, o mercado se aproxima do ventre que pariu a Besta. Os primeiros dias de novembro acenam para perigoso redesenho do cenário internacional.

O roteiro, de tão açodado, não deixa qualquer espaço para dúvidas quanto aos reais interesses que movem as marionetes do teatro macabro. O relatório da ‘Agência Internacional de Energia Atômica’ (AIEA) contendo acusações contra o governo [iraniano] foi divulgado um dia antes de a imprensa inglesa anunciar que o governo de Benjamin Netanyahu planeja ampla ofensiva [militar] contra as instalações [iranianas]. Os Estados Unidos e a União Européia, prontamente, defenderam a adoção de medidas adicionais.

São muitas as variáveis em jogo, mas há dados conjunturais que não podemos ignorar.

Em primeiro lugar, é preciso voltar no tempo, para entender o xadrez geopolítico no Oriente Médio. É fundamental reconhecer os motivos que levariam o governo israelense, respaldado pelo imperialismo norte-americano na região, a jogar todo o seu peso em uma aventura bélica de alto risco. E esses motivos só podem ser encontrados na derrota dos EUA na revolução iraniana e, principalmente, na derrocada militar do seu então representante, o Iraque, frente às massas iranianas imbuídas (apesar dos desvios da direção islâmica) de proposta anti-imperialista. Passados tantos anos, é plausível trabalharmos com essa hipótese? A resposta é afirmativa.

Se na época, a derrota não veio sozinha, mas sim juntamente com um ascenso dos trabalhadores na região, que passava pelo surgimento do movimento “Paz Agora” em Israel – primeiro movimento de massa israelense a questionar a própria essência do Estado de Israel como um “estado policial” dos EUA – o fato que atualiza o quebra-cabeças foi a bem sucedida ofensiva diplomática do presidente da ‘Autoridade Nacional Palestina’ (ANP), Mahmud Abbas, pedindo ao Conselho de Segurança [da ONU] o reconhecimento de um Estado [da Palestina] independente. Somando-se a isso a [já aprovada] adesão da Palestina como membro pleno da UNESCO, as reações foram imediatas: os Estados Unidos suspenderam seu apoio financeiro à entidade. E Israel, sabotando qualquer possibilidade de paz, acelerou o processo de colonização em Jerusalém Oriental [território palestino].

A perspectiva de isolamento, ainda que conte com o apoio incondicional dos principais países da União Européia, levou os ianques e seus títeres a organizarem aventura ousada e perigosa que, se levada a cabo, contará com o apoio do Partido Trabalhista, de “oposição”, em Israel. O alcance dessa operação, com toda sorte de atrocidades que comporta, liberará forças que dividirão mais ainda a própria sociedade israelense e a comunidade judaica em geral.

Os ensaios fascistas, que se alastram perigosamente em escala mundial, precisam ser detidos e somente serão evitados com o movimento de protesto de milhões de pessoas e governos progressistas, unidos com um único objetivo: banir as guerras, banir as armas de extermínio, impondo, pela força dos povos, a paz e o desarmamento.

A luta contra o ventre que pariu inúmeras Bestas é cada vez mais um confronto contra a lógica capitalista.”

FONTE: escrito por Gilson Caroni Filho, professor de Sociologia das “Faculdades Integradas Hélio Alonso” (FACHA), no Rio de Janeiro, colunista da “Carta Maior” e colaborador do “Jornal do Brasil”. Artigo publicado no site “Carta Maior”  (http://www.pt.org.br/index.php?/noticias/view/artigo_a_luta_contra_o_ventre_da_barbarie_capitalista_por_gilson_caroni_fil) [imagem do Google e trechos entre parênteses acrescentados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: