quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Joseph Stiglitz: "AUSTERIDADE É RECEITA PARA SUICÍDIO ECONÔMICO"

Joseph Stiglitz

“O prêmio Nobel da Economia em 2001 e antigo vice-presidente do Banco Mundial, Joseph Stiglitz, afirmou [na última quinta-feira (24)] que as políticas de austeridade constituem receita para "menos crescimento e mais desemprego".

Stiglitz considerou que a adoção dessas políticas "correspondem a um suicídio econômico. É preciso perceber que a austeridade por si só não vai resolver os problemas, porque não vai estimular o crescimento", afirmou Stiglitz num encontro com jornalistas em Corunha, na Espanha, onde proferiu a conferência "Pode o capitalismo salvar-se de si mesmo?", noticia a agência [espanhola de notícias] EFE.

O economista sugeriu ao novo governo espanhol que vá "além da austeridade" e que proceda a uma reestruturação das despesas e da ‘fiscalidade’ como medida básica para criar emprego. Recomendou, em particular, uma ‘fiscalidade’ progressiva e apoio ao investimento das empresas.

"Temo que se centrem na austeridade, que é receita para crescimento menor, para recessão e para mais desemprego. A austeridade é receita para o suicídio econômico", afirmou.

Para o Nobel da Economia de 2001, "a menos que a Espanha não cometa nenhum erro, acerte a 100% e aplique as medidas para suavizar a política de austeridade, vai levar anos e anos" a sair da crise.

O antigo vice-presidente do Banco Mundial disse que as reformas estruturais europeias "foram desenhadas para melhorar a economia do lado da oferta e não do lado da procura", quando o problema real é a falta de procura.

Por isso, rejeitou as propostas a favor de mais flexibilidade laboral: "Se baixamos os salários, vai piorar a procura e a recessão", alertou Stiglitz, defendendo que "é necessário" que a flexibilidade seja acompanhada por "compensações do lado da segurança" para os trabalhadores.

"Em economia, há um princípio elementar a que se chama ‘efeito multiplicador’ do orçamento equilibrado: se o governo sobe os impostos, mas, ao mesmo tempo, gasta o dinheiro que recebe dos impostos, isto tem um ‘efeito multiplicador’ sobre a economia", explicou, apresentando a sua receita para sair da crise.”

FONTE: “Jornal de Negócios”. Transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=169512&id_secao=2) [imagem do google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: