quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RELATÓRIO SIGILOSO DA DEFESA COMPROVA SUCATEAMENTO DO SETOR MILITAR NO PAÍS

Os velhos (quase 40 anos de uso no Brasil) caças agora modernizados F-5EM/FM são a força preponderante na FAB

“Documento reservado, ao qual o [jornal “O Estado de São Paulo”] ‘Estado’ teve acesso, levanta situação da Marinha, Exército e Aeronáutica e revela queda significativa dos equipamentos em condição de uso.

Documento sigiloso produzido pelos comandos militares sobre a situação da defesa nacional, repassado ao Palácio do Planalto nos últimos dias, mostra sucateamento dos equipamentos das três Forças. Segundo os militares, os dados esvaziam as pretensões brasileiras de obter uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, além de inibir a participação do País em missões especiais da ONU.

De acordo com a planilha obtida pelo Estado, a Marinha, que em março mantinha em operação apenas dois de seus 23 jatos A-4, não tem hoje condições de fazer decolar um avião sequer do porta-aviões São Paulo.

Com boa parte do material nas mãos de mecânicos, a situação da Marinha se distancia do discurso oficial, cuja missão seria zelar pela área do pré-sal, apelidada de “Amazônia Azul”.

Segundo o balanço, que mostrou piora em relação ao último levantamento, realizado em março, a situação da flotilha também não é confortável. Apenas metade dos navios chamados “de guerra” está em operação. Das 100 embarcações, incluídas corvetas, fragatas e patrulhas, apenas 53 estão navegando. Dos cinco submarinos, apenas dois ainda operam. Das viaturas sobre lagartas (com esteiras), como as usadas pelos Fuzileiros Navais para subir os morros do Rio de Janeiro, apenas 28 das 74 estão em operação.

O Ministério da Defesa mantém os dados sob sigilo. A presidente Dilma Rousseff já foi informada das dificuldades que as Forças estão enfrentando e a expectativa, pelo menos da Aeronáutica, é de que a partir do ano que vem o governo retome as discussões em relação à compra dos novos 36 caças brasileiros já que os atuais deixam de voar em 2014.

QUEIXAS

Já afinado com a caserna, o ministro da Defesa, Celso Amorim, que está há apenas três meses no cargo, queixou-se dos baixos investimentos do Brasil no setor e pediu apoio dos parlamentares para a modernização das Forças Armadas.

Segundo ele, proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB), o Brasil é um dos países [o país] que menos investem em defesa entre os integrantes dos BRICS, grupo que integra Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O orçamento atual da defesa no País representa 1,39% do PIB, enquanto a Índia investe nesta área 2,8% de seu PIB, e a China, 2,2%.

Na Força Aérea Brasileira (FAB), a situação não é diferente. Dos 219 caças que a Força dispõe, há apenas 72 em operação, o que corresponde a 32%. Em março, eram 85 caças em funcionamento.

Dos 81 helicópteros que a Aeronáutica possui, apenas 22 estão voando, o que corresponde a 27% do total. Em março, eram 27 helicópteros em operação. No caso dos aviões de transporte de tropa, dos 174 que a FAB possui, 67 estão em operação, ou seja, 38%. Em março, 100 aviões desse tipo estavam voando. Aviões de instrução e treinamento caíram de 74 para 49 em funcionamento.

REFORÇO

Nos bastidores, os militares reclamam e pedem reforço orçamentário. Apontam que quase 90% dos aviões da FAB têm mais de 15 anos de uso, enquanto numa força operacional o recomendável é que, no máximo 50% das aeronaves possam ter mais do que 10 anos de uso. As nove baterias antiaéreas do País estão fora de uso.

O Exército também enfrenta problemas com seus helicópteros. Dos 78 que possui, exatamente a metade está parada. Em relação aos blindados, 40% deles estão parados.

A Força terrestre apresenta apenas número grandioso: 5.318 viaturas sobre rodas. No entanto, essas são, na maior parte, carros oficiais para transporte de oficiais de alta patente, jipes e caminhões ultrapassados.

A situação é tão precária que todas as 23 aeronaves a jato da Marinha estão nas oficinas da Embraer. Mas somente 12 sairão de lá para missões. As outras 11 serão "canibalizadas" para fornecer peças para os "sobreviventes".

FAB

Equipamentos ---Total--- Em Serviço

Caças Mirage 2000/ F5EM/A99--- 219--- 72

Helicópteros--- 81--- 22

Transporte C130/Bandeirante /C-105--- 174--- 67

Instrução--- 74--- 49

EXÉRCITO

Equipamentos--- Total--- Em Serviço

Helicópteros--- 78--- 39

Blindados--- ? ---Disponibilidade 40%

Viaturas sobre Rodas--- 5.318--- ?

MARINHA DO BRASIL

Equipamentos--- Total--- Em Serviço

Caças A-4 Skyhawk--- 23--- 0

Navios de Superfície--- 100--- 53

Submarinos--- 5--- 2

Blindados CFN--- 74--- 28

FONTE: reportagem de Tânia Monteiro, da Agência Estado  (http://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/3664/Relatorio-sigiloso-da-Defesa-comprova-sucateamento-do-setor-militar-no-Pais).

Nenhum comentário: