domingo, 20 de novembro de 2011

COMO CRIAR UMA CRISE E GOVERNAR O MUNDO


“Muitos dos homens que fabricaram o desastre foram chamados agora para tomar as rédeas de postos chaves e com a missão de reparar, ao custo do bem estar da população, as consequências dos calotes que eles mesmos produziram. O banco de investimentos ‘Goldman Sachs’ conseguiu uma façanha pouco frequente na história política mundial: colocar os seus homens na direção dos governos europeus e do banco que rege os destinos das políticas econômicas da União Europeia. Mario Draghi, o atual presidente do BC Europeu, Mario Monti, presidente do Conselho Italiano, Lukas Papademos, o novo primeiro ministro grego, todos pertencem à galáxia do ‘Goldman Sachs’.

O artigo é de Eduardo Febbro, correspondente da “Carta Maior” em Paris

A história poderia satisfazer a todas as expectativas dos adeptos das teorias da conspiração: onde está o poder mundial? A resposta cabe num nome e num lugar: na sede do banco de investimentos Goldman Sachs. O banco estadunidense conseguiu façanha pouco frequente na história política mundial: colocar os seus homens na direção dos governos europeus e do banco que rege os destinos das políticas econômicas da União Europeia. Mario Draghi, o atual presidente do Banco Central Europeu, Mario Monti, o presidente do Conselho Italiano que substituiu a Silvio Berlusconi, Lukas Papademos, o novo primeiro ministro grego, todos pertencem à galáxia do ‘Goldman Sachs’.

Desses três responsáveis, dois, Monti e Papademos, formam o anexo avançado da política pela tecnocracia econômica, pertencem à rede que o ‘Goldman Sachs’ teceu no Velho Continente e, em graus diversos, participaram nas mais truculentas operações ilícitas orquestradas pela instituição estadunidense. Além do mais, não são os únicos. Pode-se também mencionar Petros Christodoulos, hoje à frente do organismo que administra a dívida pública grega e que, no passado recente, foi presidente do Banco Nacional da Grécia, a quem o ‘Goldman Sachs’ vendeu o produto financeiro hoje conhecido como “swap” e com o qual as autoridades gregas e o ‘Goldman Sachs’ orquestraram a maquiagem das contas gregas.

O dragão que protege os interesses de ‘Wall Street’ conta com homens chave nos postos mais decisivos, e não só na Europa. Henry Paulson, ex presidente do ‘Goldman Sachs’, foi em seguida nomeado Secretário do Tesouro estadunidense, ao passo que William C. Dudley, outro alto funcionário do ‘Goldman Sachs’, é o atual presidente do ‘Federal Reserve’ de Nova York. Mas o caso dos responsáveis europeus é mais paradigmático. A palma de ouro quem leva é Mario Draghi, o atual presidente do ‘Banco Central Europeu’, que foi vice presidente do ‘Goldmann Sachs’ para a Europa entre os anos 2002 e 2005.

Nesse posto, Draghi teve desempenho mais do que ambíguo. O título de seu cargo era “empresas e dívidas soberanas”. Precisamente nesse cargo, Draghi teve como missão vender o produto incendiário “swap”. Este instrumento financeiro é elemento determinante no ocultamento das dívidas soberanas, quer dizer, na maquiagem das contas gregas. Esse engodo foi a astúcia que permitiu que a Grécia se qualificasse para fazer parte da zona do euro. Tecnicamente e com o ‘Goldmann Sachs’ como operador, tratou-se de então transformar a dívida externa da Grécia numa dívida em euros. Com isso, a dívida grega desapareceu dos balanços negativos e o ‘Goldmann Sachs’ ganhou vultosa comissão.

Depois, em 2006, o banco vendeu parte desse pacote de ‘swaps’ ao principal banco comercial do país, o ‘Banco Nacional da Grécia’, dirigido por outro homem do ‘Goldmann Sachs’, Petros Christodoulos, ex trader do ‘Goldmann Sachs’ e...atualmente diretor do organismo de gestão da dívida da Grécia, que o mesmo e os já mencionados contribuíram para primeiro mascarar e depois, incrementar. Mario Draghi tem histórico pesado. O ex-presidente da República italiana Francesco Cossiga acusou Draghi de ter favorecido o ‘Goldmann Sachs’ em contratos importantes, quando Draghi era diretor do Tesouro e a Itália estava em pleno processo privatizador.

O certo é que o agora presidente do Banco Central Europeu aparece massivamente indicado como o grande vendedor de ‘swaps’ em toda a Europa.

Nesse entrevero de falsificações, surge o chefe do executivo grego, Lukas Papademos. O primeiro ministro foi governador do Banco Central grego entre 1994 e 2002. Esse é, precisamente, o período em que o Sachs foi cúmplice de ocultamento da realidade econômica grega e, enquanto responsável pela entidade bancária nacional, Papademos não podia ignorar o engodo que estava montando. As datas em que o cargo coincide com a operação da montagem. Na lista de notáveis, Mario Monti o segue. O atual presidente do Conselho Italiano foi conselheiro internacional do ‘Goldmann Sachs’ desde 2005.

Em resumo, muitos dos homens que fabricaram o desastre foram chamados agora para tomar as rédeas de postos chaves e com a missão de reparar, ao custo do bem-estar da população, as consequências dos calotes que eles mesmos produziram. Não cabe dúvida de que existe o que os analistas chamam de “um governo Sachs europeu”.

O português Antonio Borges dirigiu até há pouco – acaba de renunciar – o Departamento Europeu do Fundo Monetário Internacional. Até 2008, Antonio Borges foi vice-presidente do ‘Goldmann Sachs’. O desaparecido Karel Van Miert – Bélgica – foi ‘Comissário Europeu da Competição’ e também um quadro do ‘Goldmann Sachs’. O alemão Ottmar Issing foi sucessivamente presidente do ‘Bundesbank’ europeu, conselheiro internacional do ‘Sachs’ e membro do Conselho de Administração do ‘Banco Central Europeu’. Peter O’Neill é outro homem do esquema: presidente do ‘Goldmann Sachs Asset Management’, O’Neill, apelidado de “o guru” do ‘Goldmann Sachs’, é o inventor do conceito de BRICS, o grupo de países emergentes composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O’Neill é acompanhado por outro peso pesado, Peter Sutherland, ex presidente do ‘Goldmann Sachs Internacional’, membro da seção “Europa” da Comissão Trilateral – o mesmo que Lukas Papademos – ex-integrante da ‘Comissão de Competição’ na União Europeia, Procurador Geral da Irlanda e mediador influente no plano que culminou com o resgate da Irlanda.

Alessio Rastani tem toda razão. Esse personagem que se apresentou perante o BC como um ‘trader’ disse há algumas semanas: “os políticos não governam o mundo. O ‘Goldmann Sachs’ governa o mundo”. Sua história é exemplar, de jogo duplo, como as das personalidades e carreiras dos braços mundiais do ‘Goldmann Sachs’. Alessio Rastani disse que ele era um ‘trader’ londrino, mas que depois se descobriu que ‘trader’ não era e poderia ser parte do ‘Yes Men’, um grupo de ativistas que, através da caricatura e da infiltração na mídia, denunciam o liberalismo.

Entrará para as páginas da história mundial da impunidade a figura desses personagens. Empregados por uma firma estadunidense, eles orquestraram um dos maiores calotes já conhecidos, cujas consequências hoje estão sendo pagas. Foram premiados com o timão da crise que eles produziram.”

FONTE: artigo de Eduardo Febbro, correspondente da “Carta Maior” em Paris. Publicado no site “Carta Maior” com tradução de Katarina Peixoto  (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18998).

Nenhum comentário: