Nova frota gerou mais de 70 mil empregos na indústria naval no período 2003-2013
Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras
"Nossa decisão de construir no Brasil sondas de perfuração, plataformas de produção e a nova frota de navios da Transpetro, priorizando o conteúdo local, revitalizou a indústria naval brasileira. A expectativa é que o bom momento se mantenha nos próximos anos, pois há demanda. Até 2020, prevemos a entrada em operação de diversos tipos de embarcação construídas no Brasil. Ao todo, são 38 plataformas de produção, 49 navios-tanque, 28 sondas e 207 embarcações de apoio.
A política de conteúdo local que adotamos foi a principal responsável pela geração de mais de 70 mil empregos em estaleiros brasileiros no período 2003-2013, segundo o Sindicato Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (SINAVAL). Atualmente, aproximadamente 76 mil pessoas estão empregadas no setor.
No ano 2000, o setor empregava apenas 2,5 mil trabalhadores, um dos períodos mais críticos da indústria naval brasileira que, nas décadas de 70 e 80, chegou a ser apontada como a segunda mais bem estruturada no mundo.
Bom para o setor, bom para a Petrobras. A decisão de concentrar fornecedores no Brasil nos traz vantagens estratégicas, como a disponibilidade de assistência técnica no país, proteção em relação à variação cambial, aumento da garantia de fornecimento e de prazos, pois é mais fácil acompanhar as obras, economia de estoques, agilidade na manutenção e redução de custos com diminuição de impostos."
FONTE: Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/nova-frota-gerou-mais-de-70-mil-empregos-na-industria-naval-no-periodo-2003-2013.htm).
COMPLEMENTAÇÃO
Transpetro dá início à operação do navio "Dragão do Mar" e batiza o petroleiro "Henrique Dias"
Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras
"A Transpetro, nossa subsidiária, e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) promovem, na próxima segunda-feira (14/04), a viagem inaugural do navio "Dragão do Mar" e batismo do navio "Henrique Dias", respectivamente o terceiro e quarto navios do tipo Suezmax, produzidos para o Programa de Modernização e Expansão da Frota (PROMEF).
O "Dragão do Mar", cuja entrega técnica ocorreu em 16 de dezembro do ano passado, tem 274 metros de comprimento, 51 metros de altura, 48 metros de largura e capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária nacional. A denominação Suezmax deve-se ao calado desse tipo de embarcação, de 17 metros, compatível com a passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho.
Batizado em homenagem ao herói cearense na luta pela abolição da escravatura, o "Dragão do Mar" tem como madrinha a oficial de náutica Vanessa Cunha, imediata do navio de produtos "Rômulo Almeida", que também foi construído para o PROMEF.
O navio integra uma série de 10 petroleiros idênticos, encomendados ao EAS, e que celebram figuras destacadas na história brasileira. Três deles estão em operação: "João Cândido", entregue em maio de 2012, "Zumbi dos Palmares", em atividade desde maio de 2013, e "José de Alencar", em janeiro último."
FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/transpetro-da-inicio-a-operacao-do-navio-dragao-do-mar-e-batiza-o-petroleiro-henrique-dias.htm).
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