O blog do Noblat publicou há pouco a parte da pesquisa CNT/Sensus divulgada hoje que mais interessou àquele jornalista das Organizações Globo. É a que destaca que o atual governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ganharia as eleições (sem Lula candidato) para presidente da república em 2010 se as eleições fossem hoje, mais de dois anos antes.
Contudo, passou quase despercebido que, segundo a pesquisa espontânea, feita sem apresentar nomes para o pesquisado escolher, Lula venceria disparado se fosse candidato (hipótese nula hoje), com seis vezes mais votos do que Serra, com 29,4% contra 5% de Serra...
Essas pesquisas não têm maior significado hoje, quando Lula afirma que não concorrerá, nem ainda indicou, muito menos não fez campanha, pelo seu candidato.
Parece-me que o objetivo da pesquisa e da notícia é simplesmente direcionar a disputa interna do PSDB a favor de Serra, frente a Aécio Neves e Geraldo Alkmin.
Transcrevo somente trecho da notícia do Noblat:
“PESQUISA CNT/SENSUS
"Sem Lula, Serra ainda lidera com folga pesquisa sobre 2010"
"A pesquisa CNT/Sensus preparou quatro cenários para a disputa da eleição presidencial de 2010. O governador de São Paulo, José Serra, vence com folga nas simulações que participa, mas a diferença dele para outros candidatos caiu de fevereiro pra cá.
Já na pesquisa espontânea, Lula lidera com 29,4%. Em seguida vem Serra, com 5%, Aécio Neves, com 2,9%, Geraldo Alckmin, com 2,4%, Heloísa Helena, 1,7% e Ciro Gomes, 1,5%. Os que ainda não tem candidato somam 54,1%.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário