A reportagem da agência francesa "France Presse", publicada hoje pela Folha Online, informa:
Moqtada al Sadr chama secretário de Defesa dos EUA de terrorista
"O clérigo radical xiita Moqtada al Sadr chamou neste sábado o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, de "terrorista" e "inimigo", porque seus militares ocupam o Iraque.
"Você sempre foi meu inimigo e sempre será, até minha última gota de sangue", afirma Al Sadr em um comunicado divulgado na cidade xiita de Najaf (160 km ao sul de Bagdá).
O líder xiita respondeu assim às declarações do secretário de Defesa de que aqueles dispostos a cooperar com os americanos no processo político no Iraque não serão considerados inimigos dos Estados Unidos.
"Em que processo político você quer me envolver quando ocupa meu país?", questiona o clérigo. "Quando escuto a declaração do terrorista ministro americano da Defesa, me sinto obrigado a dar uma resposta decente. Não tenho outro inimigo além de você. Você é o ocupante", acrescentou.
Al Sadr promete prosseguir com a resistência contra a presença de tropas americanos no Iraque "da maneira que consideremos adequada".
O clérigo, que coordena o Exército Mehdi, pediu a seus seguidores o fim dos combates, se os soldados americanos e iraquianos se retirarem das ruas de Bagdá. A milícia sadrista enfrenta desde domingo passado as forças governamentais e americanas".
(...) O confronto em Sadr City, assim como os enfrentamentos ocorridos na cidade de Basra entre as forças de segurança e o Exército Mehdi no mês passado, empurrou a Guerra do Iraque para o centro da campanha eleitoral dos EUA."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário