Transcrevo a reportagem publicada há poucos minutos (17h06) pelo UOL Últimas Notícias.
“Lula diz que o Brasil é vítima de leviandade e aponta o petróleo como o vilão da alta dos alimentos”
“Em discurso na cerimônia de aniversário de 35 anos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil precisa definir uma "estratégia de atuação" e "ter disposição política" para fazer uma "boa briga em defesa de seus interesses no mundo”.
Lula disse, ainda, que o país é vítima de leviandades por parte de representantes de organismos multilaterais, que culpam a cana-de-açúcar para produção de biocombustível como responsável pela aumento dos preços de alimentos no mundo.
Para o presidente, o Brasil precisa ter "uma voz mais ativa e mais forte" no cenário mundial.
"O que é engraçado é que essas pessoas que estão criticando os biocombustíveis e que estão preocupadas com o preço dos alimentos, nunca fizeram uma crítica ao preço do petróleo, que salta de 30 para 120 dólares.
Nunca reconheceram publicamente o quanto implica no custo do alimento o aumento do petróleo. Quanto que implica na fabricação de fertilizantes o preço do petróleo e o aumento do gás.
E tentam, com uma transferência muito simplista, fazer um debate que nós não devemos nos preocupar, porque este debate nós ganhamos. Ganhamos economicamente, tecnologicamente e vamos ganhar politicamente", disse Lula.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário