segunda-feira, 21 de abril de 2008

PSDB E DEM A FAVOR DO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA?

OPERAÇÃO “ARCO DE FOGO”

A Operação “Arco de Fogo” já atuou no Mato Grosso e parcialmente no Pará e em Rondônia. “No Pará, a Polícia Federal e o IBAMA atuaram no município de Tailândia e há uma semana estão em Paragominas. Até agora foram 19 pessoas presas, mais de R$ 43,2 milhões em multas aplicadas e 39 mil metros cúbicos de madeira apreendidos”. (Folhapress)

OBSTRUÇÃO NO SENADO

A Folhapress publicou hoje (21/04) a notícia de obstrução a partir de amanhã das votações no Senado, por parte da oposição, até que sejam suspensas as operações do governo Lula contra a devastação da Amazônia.

O PSDB e o DEM-PFL defendem posições dos empresários madeireiros e de deputados estaduais do PSDB e DEM, contrários às ações do IBAMA e da Polícia Federal contra o desmatamento ilegal.

O apoio aos madeireiros por parte do PSDB e DEM já era explícito, contudo não ultrapassava o nível de crise e obstrução enquanto o combate ao desmatamento ocorria em estados governados pelo PT ou aliados.

Esse problema já havia sido noticiado em 25 de março pela Agência Brasil no texto “Divergências políticas prejudicam Operação Arco de Fogo em Rondônia, aponta Ibama” de Luana Lourenço e Marco Antônio Soalheiro:

“Por questões políticas, a Operação Arco de Fogo, deflagrada para combater o desmatamento ilegal na Amazônia, enfrentará mais dificuldades em Rondônia do que nos estados do Pará e de Mato Grosso, onde também já foi iniciada. A avaliação é do chefe de fiscalização da superintendência estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Antônio Hernandes Torres.

"É mais complicada [a operação] em Rondônia porque, além da própria extração ilegal de madeira, a arquitetura envolve agentes políticos ligados ao governo estadual", afirmou Torres. [O estado é governado por Ivo Cassol (ex-PSDB e atualmente no PPS)].

O secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental (Rondônia), Augustinho Pastore, também apontou divergências políticas:.”O PT quer mandar. Mas aqui no estado, o governo não é do PT.”

Agora, os partidos da oposição escalaram a crise e querem suspender o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia.

Vejamos a notícia de hoje da Folha:

Senadores querem suspender “Arco de Fogo

“Os senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Expedito Júnior (PR-RO) e Jayme Campos (DEM-MT) querem obstruir a pauta de votações do Senado até que ações da Operação Arco de Fogo, da Polícia Federal, sejam suspensas. A proposta será feita amanhã.

A Operação Arco de Fogo é um trabalho conjunto da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional de Segurança contra o desmatamento ilegal.

(...) As ações da PF tem sido alvo de revolta do empresariado do setor madeireiro e de deputados estaduais. Eles alegam que a legislação ambiental tem sido rígida e pouco sensível à atividade madeireira.

(...) O deputado estadual César Collares (PSDB-PA) engrossou o coro e reclama uma mudança na estrutura de órgãos do governo para legalizar a atividade.”

Nenhum comentário: