segunda-feira, 7 de abril de 2008

AUMENTO DOS MILITARES E REAPARELHAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS

O jornal “O Dia” publica hoje duas pequenas, mas oportunas e significativas notas sobre esses dois assuntos. Transcrevo [colchetes deste blog]:

PODER DE FOGO 1

Saito e o F-16 chileno

“Um observador disse que se sentiu "constrangido" quando o brigadeiro Juniti Saito [Cmt da FAB] visitou o Chile e ocupou a cabine de um F-16 Block da força aérea daquele país.

"A imagem fez lembrar a de um sujeito que possui um fusquinha, que, ao parar para admirar uma Ferrari, é convidado a se sentar ao volante", disse.

O Chile quer vender para o Brasil esquadrilha de [muito velhos] Mirages Pantera, desativada pela chegada de mais F-16.”

"PODER DE FOGO 2

Brasil na 4ª posição

A cena contada pelo observador "constrangido" faz lembrar também que a novela do reajuste dos soldos colocou em segundo plano na cúpula do poder as discussões sobre reaparelhamento das Forças Armadas.

"É a hora de virar essa página do aumento", torce um oficial amigo da coluna.

Ele lembra que, nos últimos seis anos [18 anos], o Brasil caiu para a quarta posição no ranking de capacidade de defesa na América do Sul.

Está atrás de Chile [1º] e Venezuela [3º] e, até mesmo, do Peru [2º].

O arsenal nacional, sem rodeios, está na sucata.”

Obs. deste blog: sobre o estado crítico das Forças Armadas brasileiras, sugiro a leitura do nosso artigo postado em 17 de fevereiro com o título: "O petróleo e a pergunta: 'Forças Armadas para quê?"

Nenhum comentário: