segunda-feira, 28 de abril de 2008

GRANDE BASE DOS EUA NO PARAGUAI?

PARA FACILITAR FUTUROS DESDOBRAMENTOS DE FORÇAS NA AMÉRICA DO SUL?

BOATO?

O blog “Vi o mundo”, do jornalista Luiz Carlos Azenha (ver “recomendamos”) publicou ontem na hora do almoço um artigo que expõe que “o ‘copy and paste’ reina e a internet permite que um boato circule o mundo com uma rapidez inimaginável no século 20”. O título do texto é: “Internet: quando a crença se sobrepõe aos fatos”.

O autor exemplifica como boato a informação de terem sido construídas em região remota do Paraguai enormes instalações para apoio a operações aéreas dos EUA. Elas estão sem uso até hoje.

Reproduzo o trecho final do artigo do Azenha:

“O copy and paste reina e a internet permite que um boato circule o mundo com uma rapidez inimaginável no século 20.
Hoje, intelectuais, escritores, historiadores e jornalistas de todas as cepas acreditam que existe, no Chaco paraguaio, uma base militar dos Estados Unidos, no aeroporto de Mariscal Estigarribia.

Quem se baseia em consultas na internet pode obter, em inglês, espanhol e outros idiomas, mais do que duas fontes para sustentar esse "fato".

Porém, como pude constatar pessoalmente, a pedido da revista Carta Capital, a base não existe, nem instalações capazes de receber milhares de soldados estadunidenses. Trata-se de um gigantesco aeroporto, sim, mas vazio. Podemos especular à vontade a respeito do futuro uso dele, mas o fato é que, atualmente, não abriga militares dos Estados Unidos.

Neste caso específico podemos dizer que a crença se sobrepôs aos fatos.”

CONTESTAÇÃO

Um leitor, Murillo Paiva, postou pouco antes da meia-noite um interessante comentário sobre esse artigo do Azenha, afirmando a existência daquelas instalações e acrescentando outros dados importantes. Reproduzo:

Murillo Paiva (27/04/2008 - 23:48)

“A foto de seu texto nos mostra a pista do Aeroporto de Estigarríbia, no meio do deserto Paraguaio. Construída por técnicos dos EUA, com 3.800 metros de comprimento e 80 de largura, o dobro da pista de Assunção e em perfeitas condições de uso.

Os especialistas asseguram que é tão sólida e ampla que pode receber aviões de grande envergadura , como bombardeiros e de transporte de tropas e material militar de grande peso (B-52, C-130 Hércules, C-5 Galaxy y KC 135, entre outros).

Mas é totalmente superdimensionada para as necessidades da Força Aérea Paraguaia, que opera com apenas 8 aviões Xavante e Pillán de médio porte, e oito avionetas Cessna de treinamento.

Esta base conta com um enorme radar hoje inativo para controle do tráfego aéreo, sistemas de aterrissagem noturna, bombas de reabastecimento de combustível e amplos hangares.

As suspeitas de que os EUA estariam para instalar aí uma base militar se acenderam quando o Congresso paraguaio aprovou uma lei (26/05/2005) que concedia imunidade a tropas dos EUA em território paraguaio, além de autorizar a entrada de 400 soldados norte-americanos para "exercícios de treinamento e doutrinamento em temas de segurança e defesa".

E esta autorização nunca foi tão extensa - por 18 meses, prorrogáveis.

Esta pista descomunal no meio deserto está a 200 km da fronteira com a Bolívia e outro tanto da Tríplice Fronteira, além de se assentar sobre o Aqüífero Guarani.”

CONTRADIÇÃO

O jornalista Azenha respondeu ao comentário nove minutos após. Transcrevo:

Luiz Carlos Azenha (27/04/2008 - 23:57)

Murillo, eu estive lá e obtive uma cópia do mapa oficial da pista, além de andar de automóvel na própria. Tem 3.500 metros por 40. Não há prova, nem indício, de participação dos Estados Unidos na construção da pista. O restante é verdadeiro.”

Fiquei confuso.

Se tudo o que disse o leitor Murillo Paiva “é verdadeiro” segundo Azenha, exceto os detalhes de comprimento e largura da pista (que não retiram seu status de grandes dimensões) e de os EUA apareceram ou não explicitamente como os construtores da obra, todas as demais informações confirmadas por Azenha já são altamente preocupantes para a segurança nacional brasileira.

O fato de ainda estar vazia, de não estar sendo utilizada pelos EUA para grandes desdobramentos militares no “cone sul” da América Latina, não nos tranqüiliza em nada!

Não é “uma crença que se sobrepôs aos fatos”. É um “fato” real e muito importante!

Nenhum comentário: