Li hoje no site “vermelho” a seguinte reportagem de Márcia Xavier, elanborada com informações do DNIT:
LULA LANÇA FERROVIA TRANSNORDESTINA EM VISITA AO CEARÁ E PERNAMBUCO
“O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) acompanha o Presidente Lula em visita ao Ceará nesta quinta-feira (12) para o lançamento da ferrovia Transnordestina. O Presidente desembarca pela manhã no aeroporto de Juazeiro do Norte (CE) e, em seguida, embarca em um helicóptero para sobrevoar os trechos da ferrovia. Serão conferidas do alto as obras da ferrovia nos municípios de Missão Velha (CE) e Salgueiro (PE).
Além do senador, compõem a comitiva a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os governadores do Ceará, Cid Gomes; de Pernambuco, Eduardo Campos; e do Piauí, Welington Dias.
Depois do sobrevôo, já em Salgueiro, o presidente Lula visita uma frente de trabalho e participa da cerimônia de lançamento no trecho Salgueiro-Trindade, que marca o início das obras da Transnordestina.
A ferrovia, considerada uma das mais importantes obras do governo Lula, terá 1,8 mil quilômetros de extensão e está prevista para ficar pronta em 2011. A obra cortará o Nordeste pelo interior, fazendo um "Y" que ligará o sul do Piauí aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE), além de unir três pontos considerados “mortos” do sistema ferroviário da região: Missão Velha, no Ceará, e as cidades de Salgueiro e Petrolina, ambas em Pernambuco. Ela vai facilitar o acesso ao sistema hidroviário do rio São Francisco e ao ferroviário já existente.
Suape ganhará um terminal de grãos exclusivo. Em entrevista à revista Dinheiro, o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, disse que haverá uma revolução nessa fronteira agrícola. “Essas regiões têm potencial para produzir cerca de 55 milhões de toneladas de soja por ano, muito mais que os atuais 5 milhões.”
No Sul do Piauí, de onde sairá o primeiro trecho, a produção de grãos cresce 17% ao ano. Em Araripina (PE), a obra facilitará a conexão do pólo gesseiro aos portos de Suape e Pecém. A expectativa dos produtores de gesso é elevar em 30 vezes as exportações até 2010. A obra vai estimular ainda o mercado de biodiesel e a mineração de fosfato no Ceará.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário