quinta-feira, 17 de junho de 2010

DILMA FALA: ENSINO TÉCNICO FICOU DE RODA PRESA COM FHC/PSDB


“Dilma contou uma história de suma importância no programa de rádio do site Dilmanaweb. Em 1998, foi feita uma lei por iniciativa do governo Fernando Henrique Cardoso que praticamente inviabilizou a construção de novas escolas técnicas no país. Ou seja, os tucanos não foram roda-presa apenas na economia. Também impossibilitaram o desenvolvimento da educação.

A medida tucana se deu pela inclusão de um parágrafo no Art. 3º da Lei 8948 sobre o Sistema Nacional de Educação Tecnológica estabelecendo que “a expansão da oferta de educação profissional, mediante a criação de novas unidades de ensino por parte da União, ‘somente’ (grifo meu) poderá ocorrer em parceria com Estados, Municípios, Distrito Federal, setor produtivo ou organizações não-governamentais, que serão responsáveis pela manutenção e gestão dos novos estabelecimento de ensino.”

Com isso, praticamente não se construíam novas escolas técnicas, porque Estados e municípios mais pobres não tinham como arcar com a manutenção delas. Como observou Dilma, é mais caro manter do que construir e a medida penalizava, principalmente, os mais pobres.

O governo Lula fez uma mudança muito simples no parágrafo, substituindo o somente por preferencialmente em relação às parcerias, o que possibilitou à União retomar a construção de escolas técnicas que estava praticamente paralisada.

Nos governos de FHC, de 1995 a 2002, foram construídas apenas 11 escolas técnicas, enquanto Lula fez 214, com 99 previstas para estarem prontas até o fim do ano. Isso sem falar no apoio do Governo Federal às escolas técnicas estaduais, com um programa que financia reformas, compra de equipamentos e formação de professores.

O mais legal na entrevista de Dilma é sua disposição de levar adiante esse investimento no ensino profissionalizante, fundamental para nossos jovens e para o crescimento do país. Dilma assumiu o compromisso de dobrar o número de matriculados nas escolas técnicas federais (250 mil atualmente) até 2014 e disse que o projeto maior é chegar a um milhão de alunos nos próximos 10 anos,implantando uma escola técnica em cada município com mais de 50 mil habitantes.

Dilma vai ajudar a mover a roda da educação, já destravada por Lula depois dos freios impostos pelos tucanos.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço”.

Nenhum comentário: