sábado, 2 de maio de 2015

CONHEÇA A EMPRESA TUCANA DE MÍDIA "ABRIL"




No "Blog do Gindre":

Conheça a "Abril Mídia", uma atualização

"Confirmada a retomada pela PREVI de parte do famoso edifício-sede da "Abril" na Marginal Pinheiros, talvez seja a hora de entender exatamente qual o tamanho do atual segundo maior conglomerado de mídia do Brasil e 157° maior grupo econômico do país. Segundo a publicação "Grandes Grupos" do jornal "Valor Econômico", a "Abril Mídia" seria o único dos 200 maiores grupos econômicos do Brasil a ter patrimônio negativo. Ou seja, se vender tudo o que possui a empresa ainda ficaria com uma dívida de R$ 121 milhões (valores de 2013).

Desde 2006, 30% da "Abril Mídia" é de propriedade do grupo [de ultradireita] sul-africano "Naspers", que cumpriu importante papel de sustentação ideológica do regime de apartheid.

Ao longo dos últimos anos, a "Abril" investiu em uma série de negócios. Mas, foi obrigada a fechar a gravadora "Abril Music", o site "Usina do Som" e os canais de TV paga "Fiz TV" e "Idea TV". Devolveu para seus donos originais as franquias no Brasil da MTV, HBO e ESPN. Vendeu a TVA, canais de TV aberta (que eram usados para transmitir a MTV), o Eurochannel e sua participação no UOL e na DirecTV Brasil. Nos anos 70, a empresa já se envolvera no rumoroso caso de quebra dos hotéis Quatro Rodas.

No final de 2014, a "Abril Mídia" vendeu a totalidade da "Elemídia" para o fundo "Victoria Partners Capital".

Atualmente, a "Abril Mídia" é dona da "Editora Abril" (seu carro-chefe), da "Abril Gráfica" (a maior gráfica de revistas da América Latina), de uma participação minoritária na "Editora Caras" (em sociedade com o grupo português "Impresa Publishing"), da "YouFind Solutions" (empresa de big data), da "Casa Cor" e da holding "DGB".

A "DGB", por sua vez, é composta pela "Dinap" (virtual monopólio de entrega de revisas em bancas de jornais), "Treelog" (entrega de publicações porta-a-porta) e "Total Expess" (empresa de entrega de pequenas encomendas).

Dada a sua fragilíssima situação financeira, é muito provável que a "Abril Mídia" seja obrigada a se desfazer de mais empresas nos próximos anos. O grande problema é que apenas três de suas empresas têm vida própria, descolada do negócio de revistas: "Casa Cor", "Treelog" e "Total Express". As demais ("Editora Abril", participação na "Editora Caras", "Abril Gráfica", "YouFind Solutions" e "Dinap") estão todas vinculadas ao mesmo negócio (revistas) e teriam pouca chance de serem vendidas separadamente.

PS: a família Civita vendeu toda a sua participação na "Abril Educação", que não mais possui nenhuma relação com a 'Abril Mídia'."

FONTE: publicado no "Blog do Gindre" e transcrito no "Jornal GGN" (http://jornalggn.com.br/noticia/conheca-a-abril-midia-uma-atualizacao). [Título e trecho entre colchetes acrescentado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: