O portal UOL publicou ontem à noite:
“A Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) divulgou sua primeira lista de vendas referente a 2009, tendo como base o mercado de veículos novos na primeira quinzena de janeiro. E a lista traz surpresas: no mercado de carros de passeio, a liderança no período ficou com a GM, que deixou Fiat e Volkswagen para trás. Isso ocorreu, principalmente, por conta do desempenho de sua linha de sedãs Corsa/Classic, que se não derrubou o Gol da posição de carro mais querido pelo consumidor brasileiro, conseguiu se aproximar bastante do líder virtualmente imbatível.
Nos 15 dias iniciais de janeiro de 2009, o total de automóveis e veículos comerciais leves emplacados chegou a 94.547 unidades (79.477 carros e 15.070 comercias leves), contra 86.619 do mesmo período de dezembro de 2008. A alta, portanto, foi de 9,15%, índice que havia sido antecipado pela Ford na última semana.
Houve queda, porém, na comparação com janeiro de 2008, de 1,22%, mas o ambiente era outro. Diferente da euforia e expectativa de ascensão, que marcava o mercado há um ano, o começo de 2009 chega com receio por parte das montadoras, que só não é maior por conta da ajuda governamental -- os anúncios de incentivo ao crédito e da redução do IPI até 31 de março já haviam alavancado as vendas em dezembro último e repetem a dose no começo deste ano.
GM À FRENTE
É neste cenário, permeado também por "feirões" e "saldões" de fábrica, que a GM soube se portar melhor que as rivais para obter 22,80% de participação no mercado de carros novos.
Numa conta rápida, de 79.477 novas unidades vendidas, pouco mais de 18 mil ostentam a gravatinha dourada da marca Chevrolet.
A liderança, de toda forma, é pequena e localizada. A Fiat aparece logo na sequência, com 22,55%, e mantém o posto de principal montadora do país, uma vez que lidera também o ranking de veículos comerciais leves (19,15% de participação). A Volkswagen é a terceira colocada, com 21,85% das novas unidades vendidas. Ford (11,34%), Renault (5,52%), Honda (5,51%), Citroën (3,55%), Peugeot (3,27%) e Toyota (1,64%) completam a lista, enquanto montadoras menores, juntas, respondem por 0,98% do mercado.
SEDÃS CORSA COLAM NO LÍDER
Na listagem abaixo, que mostra os 15 modelos de maiores vendas na primeira quinzena do mês, na soma das categorias veículos de passeio e comerciais leves, percebe-se a "explosão" do Corsa sedã/Classic no período, vendendo 6.537 unidades em apenas quinze dias, quase a mesma quantidade de carros comercializados em todo o mês de dezembro de 2008 (foram 6.866).
Com isso, as duas gerações do modelo da Chevrolet (que contam como um modelo no ranking da Fenabrave) ficaram a apenas 1.600 unidades do Gol, referência absoluta para a indústria nacional, desta vez com 8.195 unidades vendidas. E, consequentemente, deixaram para trás a dupla de ataque da Fiat, Mille e Palio, que haviam se acostumado a alternar posições na vice-liderança ao longo do último ano.
Fica claro, também, o domínio das montadoras GM e Fiat, que sozinhas respondem por metade deste ranking, com quatro modelos cada: além do sedã Corsa em suas diferentes gerações, a primeira ainda colocou Celta, Corsa e Prisma na listagem; a Fiat, por sua vez emplacou Mille, Palio, Siena e Strada. Confira:
1º) Volkswagen Gol - 8.195 unidades
2º) Chevrolet Corsa/Classic - 6.537
3º) Fiat Mille - 5.587
4º) Fiat Palio - 5.145
5º) Chevrolet Celta - 3.815
6º) Fiat Siena - 3.086
7º) Ford Fiesta hatch - 3.058
8º) Ford Ka - 2.844
9º) Honda Civic - 2.659
10º) Volkswagen Fox/CrossFox - 2.533
11º) Fiat Strada - 2.033
12º) Chevrolet Prisma - 1.908
13º) Ford EcoSport - 1.870
14º) Chevrolet Corsa hatch - 1.779
15º) Volkswagen Voyage - 1.733"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário