quinta-feira, 24 de maio de 2012

NOVA DESCOBERTA: PETROBRAS CONFIRMA RESERVA EQUIVALENTE A 1,2 BILHÕES DE BARRIS EM CAMPOS

Da agência norte-americana de notícias Reuters:

“A Petrobras informou nesta quinta-feira (24) que a descoberta de nova acumulação de hidrocarbonetos em poço na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, indica volumes recuperáveis de cerca de 1,2 bilhão de barris de óleo equivalente, confirmando anúncio feito mais cedo pelo operador do bloco, a espanhola Repsol.

Segundo a Petrobras, a perfuração no poço 1-REPF-12D-RJS, conhecido como "Pão de Açúcar", apontou para "uma estimativa de volumes recuperáveis acima de 700 milhões de barris de óleo de boa qualidade e 3 trilhões de pés cúbicos (545 milhões de barris de óleo equivalente) de gás na concessão BM-C-33".

O poço está entre os municípios de Campos e Macaé, a 195 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, e foi perfurado à profundidade lâmina d'água de cerca de 2.800 metros. A coluna total de hidrocarboneto identificada tem cerca de 500 metros de espessura, segundo a estatal.

Mais cedo, a Repsol e a Statoil anunciaram o potencial do bloco. A petrolífera espanhola afirmou que se trata de "uma das maiores reservas do mundo em 2012".

A concessão é operada pela Repsol Sinopec Brasil, que tem 35% de participação em consórcio que inclui a Statoil (35%) e a Petrobras (30%).

"O consórcio está preparando um ‘plano de avaliação’ para a apresentação à ‘Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis’ (ANP)", informou a Petrobras.”

FONTE: divulgado pela agência norte-americana de notícias Reuters e postado no portal UOL  (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1094958-petrobras-confirma-reserva-equivalente-a-12-bi-de-barris-em-campos.shtml) [Imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

COMPLEMENTAÇÃO

Do blog da Petrobras:

PETROBRAS INFORMA POTENCIAL DE CONCESSÃO NA BACIA DE CAMPOS

“A perfuração do poço 1-REPF-12D-RJS, onde foi anunciada recentemente a descoberta de uma nova acumulação de hidrocarboneto na camada pré-sal, apontou para estimativa de volumes recuperáveis acima de 700 milhões de barris de petróleo de boa qualidade e 3 trilhões de pés cúbicos (545 milhões de barris de óleo equivalente) de gás na Concessão BM-C-33, localizada ao sul da Bacia de Campos.

O poço, informalmente conhecido como "Pão de Açúcar" e localizado a 195 quilômetros de distância da costa do estado do Rio de Janeiro, foi perfurado a uma profundidade de água de aproximadamente 2.800 metros e identificou uma coluna total de hidrocarboneto de cerca de 500 metros de espessura.

Esses números confirmam o potencial da Concessão BM-C-33 na Bacia de Campos, incluindo as descobertas de "Seat" e "Gávea", além do "Pão de Açúcar". O consórcio está preparando um plano de avaliação para a apresentação à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A Repsol Sinopec Brasil é a operadora do consórcio, com 35% de participação, em parceria com a Statoil (35%) e Petrobras (30%).”

FONTE da complementação: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/05/24/petrobras-informa-potencial-de-concessao-na-bacia-de-campos/).

Nenhum comentário: