terça-feira, 12 de junho de 2012

ALEMANHA: O FANTASMA BATE À PORTA

Por Flávio Aguiar

“Além de ser uma nação onde predomina forte pragmatismo em todas as áreas (que convive com forte romantismo historicamente recalcado), a Alemanha também é uma terra povoada por fantasmas e ilusões (como qualquer outra, aliás).

Por exemplo: um fantasma perene na Alemanha chama-se “Inflação”. Existe uma espécie de automatismo na memória histórica alemã, que une “inflação” e “nazismo”. A todo momento, borbulham na mídia referências mais ou menos veladas à inflação do período da República de Weimar, como uma das principais causas que levaram à ascensão avassaladora do antes pequeno Partido Nacional Socialista liderado por Adolf Hitler.

Esse fantasma recobre um outro, que passa inadvertido. É o da lembrança – quase sempre esquecida – de que o forte período hiperinflacionário cedeu espaço para novo equilíbrio a partir de 1923, e esse levou a uma espécie de “golden age” entre esse ano e 1930, quando os efeitos da crise norte-americana e internacional de 1929 começaram a devastar novamente a economia alemã. E que exatamente aí sucedeu-se uma tentativa de reequilibrar a economia através de radical “política de austeridade”. Dois políticos conservadores aplicaram sucessivamente essa política: Heinrich Brüning e Franz von Papen. Nesse período, os investimentos públicos foram radicalmente cortados, a contribuição pública para fundos de pensão e desemprego foi zerada, o que aumentou os descontos em folha para os trabalhadores e diminuiu-lhes o seguro desemprego e outros benefícios sociais. Mais ou menos como se está tentando aplicar hoje à Europa inteira. Tudo isso, tanto lá como hoje, era e é baseado na crença (para muitos economistas, inclusive liberais, supersticiosa) de que a diminuição das despesas públicas estimularia o reerguimento econômico através dos mercados.

Passando às ilusões, duas são particularmente importantes hoje. A primeira é a de que a Alemanha pode se tornar uma ilha de prosperidade num oceano europeu de pobreza crescente. A segunda é a de que a realização da primeira dever-se-á necessariamente ao fato de que a Alemanha é uma ilha de temperança num oceano (particularmente, nos mares do sul europeu...) de perdulários e gastadores dos fundos públicos.

Pois ambas as ilusões sofreram duro golpe recentemente – o que ajuda a entender a pressa que tomou conta do governo alemão e do Banco Central Europeu (onde o peso maior é do Banco Central Alemão, o Bundesbank) em equacionar a situação bancária da Espanha, nova ovelha no aprisco das ajudas financeiras, com 100 bilhões de euros para a sua banca em condições mais favoráveis do que aquelas oferecidas à Irlanda, Grécia e Portugal (que, certamente, vão chiar por causa disso).

O que aconteceu? Os índices de abril mostraram que, pela primeira vez desde 2010, as exportações alemãs sofreram queda significativa. Em relação a março, as exportações de abril recuaram 1,7 % no total – 3,6% na Zona do Euro. Importante: a queda foi mais do que o dobro do que a maioria dos economistas (provavelmente ainda embalados pela relativa “imunidade” alemã) previa.

As exportações alemãs para países não europeus continuaram crescendo (esses dados são da Agência Federal de Estatísticas, um IBGE daqui): 10,3%. Ocorre que as exportações para a União Européia são 42% do total. E o continente – a Zona do Euro em particular – está em crise recessiva – por causa dos decantados “planos de austeridade”. Em 2011, a Alemanha exportou 34,86 bilhões de euros para a Espanha, ou seja, 8,28% de suas exportações para a Zona do Euro (total: E$ 420,9 bilhões) e 5,5% de suas exportações para a União Européia (total: E$ 627,3 bilhões).

O mercado interno também sofreu abalos, e as importações sofreram queda de 4,8% naquele mês. O DAX – índice da bolsa alemã (equivalente ao BOVESPA em S. Paulo) - oscilou para baixo na semana que passou. Ou seja, se o fantasma da hiperinflação (com as contínuas ameaças proferidas pelos sabichões ortodoxos de que o aumento do gasto público a trará de volta) continua entronizado no altar das referências alemãs, o fantasma da crise bateu pelo menos à janela, estremecendo aquelas ilusões caras à ortodoxia.”

FONTE: escrito por Flávio Aguiar, correspondente internacional da “Carta Maior” em Berlim  (http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5630) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: