segunda-feira, 11 de junho de 2012

CHANTAGEM DOS EUA COM O BRASIL


A NOVA ESTRATÉGIA DOS EUA AMEAÇA A AMÉRICA LATINA

“O governo dos Estados Unidos lançou, em abril, potente contraofensiva para recuperar o terreno perdido em uma região que continua sendo vital para a sua dominação global. Ninguém com bom senso poderia imaginar que o império deixaria dissolver a sua influência na América Latina sem jogar todas as cartas.

Por Raúl Zibechi, analista uruguaio de assuntos internacionais

No novo cenário mundial, marcado pela crise econômica e financeira, e quando o Pentágono precisa se concentrar no Pacífico, a sua presença neste continente não pode assumir só um perfil militar.

O general Martin Dempsey, chefe do Estado-Maior conjunto, debateu no dia 1º de maio a nova "Estratégia de Defesa" no”Carnegie Endowment for International Peace”, afirmando que não só consiste em "reequilibrar" as forças armadas em direção à região Ásia-Pacífico, como disse Barack Obama em janeiro. Definiu a necessidade de "construir rede de alianças no mundo inteiro", para o qual será necessário "resolver os desafios pendentes, tais como as questões relacionadas com transferência tecnológica, intercâmbio de inteligência e vendas militares ao estrangeiro" (Carnegieendowment.org).

Em abril, o Secretário da Defesa, León Panetta, realizou uma viagem pela América do Sul que o levou à Colômbia, seu principal aliado militar, depois ao Brasil e, finalmente, ao Chile, onde acaba de ser inaugurada a base militar de Concón. "O objetivo dessa viagem é participar de consultas com vários parceiros nesta região do mundo e tentar promover alianças de segurança inovadoras na região" (http://spanish.chile.usembassy.gov/).

A base de Concón, na província de Valparaíso, faz parte dessa política de "inovação". Foi construída em 60 dias pelo Comando Sul [EUA] e a marinha do Chile, como campo de treinamento para a guerra urbana, as chamadas “Operações Militares em Territórios Urbanos” (MOUT) incluídas nas missões "humanitárias" e "preventivas". Em setembro de 2011, o Ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, assinou acordo de cooperação que permite "a entrada de tropas estadunidenses em solo chileno, diante da possibilidade de o exército nacional ser superado por alguma situação de emergência". ("El Ciudadano", 3/5/12).

BRASIL

Mas o clímax da miniviagem de Panetta aconteceu no Brasil, um dia depois da entrevista com o Ministro da Defesa, Celson Amorim, na qual ofereceu ampla transferência de tecnologia se o país decidir comprar os caças F-18 Super Hornet da Boeing, ao invés dos Rafale da francesa Dassault. No dia 25 de abril, Panetta deu uma palestra na Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, onde deu detalhes de sua proposta de ampla cooperação estratégica entre os EUA e o Brasil.

Dirigiu-se às elites militares, empresariais e políticas do Brasil, não ao público em geral. Começou dizendo que os dois países "estão em ponto crítico da história comum" (Defesanet, 25/4/12). "É o momento de nos esforçarmos no nascimento de novo acordo, ao mesmo tempo forte e inovador, baseado nos interesses mútuos dos dois países como potências ocidentais". Insinuou que o Brasil poderia chegar a ocupar a tão esperada cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU, mas não foi claro.

Chamou a estabelecer novo diálogo para "transformar a relação Brasil-EUA na área da defesa", envolvendo a nação emergente nas questões militares internacionais e garantiu que as relações bilaterais estão em seu melhor momento desde 1945.

Em parágrafo crucial, falou do aspecto mais espinhoso da relação bilateral: "O Brasil é uma potência econômica e a cooperação em alta tecnologia, que precisa fluir nos dois sentidos, parece limitada pelos controles da exportação existentes atualmente. Respondendo a isso, tomamos a decisão de liberar quatro mil licenças de exportação para o Brasil, um nível semelhante ao que temos com nossos melhores aliados mundiais".

Panetta acrescentou que a compra dos 36 caças F-18 pode "transformar radicalmente a relação entre as duas indústrias da defesa" e concluiu garantindo que "Amorim é esperado em Washington, em breve, para continuar com o diálogo".

CHANTAGEM

Como deve ser interpretado esse discurso? Sem dúvida, acontece em um momento fundamental e delicado. A vitória de François Hollande é analisada no Brasil como a oportunidade de potencializar a aliança com a França, enquanto a presença da China na região não para de crescer. Amorim garantiu, meses atrás, que a decisão da compra dos caças será tomada na metade do ano, mas, logicamente, depois das eleições francesas. Este é o momento.

No entanto, o império não costuma ofertar ampla transferência tecnológica pela compra de três dúzias de aviões. O objetivo parece mais ambicioso: o Pentágono realiza sua "generosa" oferta tecnológica e diplomática (a cadeira no Conselho de Segurança) em troca de submissão militar e estratégica. Na minha opinião, é chantagem.

Os documentos revelados pelo Wikileaks afirmam que, em 2009, os EUA tentaram sabotar a transferência de tecnologia espacial e nuclear da Ucrânia ao Brasil (Defesanet, 13/5/12), dois aspectos decisivos para a autonomia estratégica do país emergente. Mas o Brasil já está desenvolvendo tecnologia espacial com a China e tem o seu próprio e avançado programa nuclear. A mensagem é clara: se Brasília não se subordinar, o cerco militar será cada vez mais estreito, como demonstra a nova base militar no Chile.

Não é simples antecipar o caminho que será tomado pelas elites [americanófilas] brasileiras. Por muito menos, Getúlio Vargas foi encurralado até ser levado ao suicídio. As próximas semanas revelarão boa parte do enigma: a demorada decisão da compra dos caças mostrará o estado de ânimo que impera no país que se propõe unir a região para falar com voz própria ao mundo.”

FONTE: escrito por Raúl Zibechi, analista uruguaio de assuntos internacionais; foi integrante do movimento Tupamarus. Artigo publicado em “Surysur” e transcrito no portal “Vermelho” com tradução da TeleSUR  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=185364&id_secao=7) [Título, imagem do google e entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’]

4 comentários:

iurikorolev disse...

Seria como Esau e Jacó, vender a progenitura por um prato de lentilhas...

Unknown disse...

Iurikorolev,
Ainda bem que você é otimista. Coloca no futuro do pretérito (condicional), e não diz "será".
Maria Tereza

Anônimo disse...

É claro que é a velha chantagem esses gringos não dão ponto sem nó. Só nos retsa saber até onde vai o nacionalismo do Amorim já que a nossa indústria de armamentos está incipiente a muitas décdas, isto é não temos para onde correr, e aceitar os "espelinhos" americanos é o mesmo que voltarmos a ser colônia outra vez e desmpenhar no máximo o papel de acessório.

Unknown disse...

Tibiriçá
Confesso que tenho algum preconceito contra comprar material avançado de defesa nos EUA. Baseada em numerosos fatos pelo mundo, de repentinas quebras de compromissos e interrupções de suprimentos por razões políticas, fico com receio de o Brasil somente poder utilizar os F-18 (caso seja essa a escolha) se os EUA quiserem. Assim, como, onde e quando a FAB empregar os aviões ficará sempre a critério do Pentágono.
Maria Tereza