domingo, 13 de novembro de 2011

IMAGINE O ESCARCÉU DA MÍDIA SE FOSSE A PETROBRAS!


EMPRESA NORTE-AMERICANA CHEVRON VAZA ÓLEO NA BACIA DE CAMPOS

[ OBS deste blogdemocracia&política’:

Os dados disponibilizados pela ANP mostram que, dos 20 maiores campos produtores de petróleo no país, três são operados por empresas estrangeiras (Frade-Chevron, Ostra-Shell e Peregrino-Statoil), beneficiadas pela Lei do Petróleo nº 9478/97, do Governo FHC/PSDB.

Segundo divulgado na mídia, há poucos meses, com fonte nos documentos confidenciais da Embaixada dos EUA desvendados pelo 'Wikileaks', José Serra prometera, caso eleito, favorecer a norte-americana Chevron na exploração do pré-sal em detrimento da Petrobras (ver postagem deste ‘democracia&política’, de sexta-feira, 1 de julho de 2011, intitulada:  “WIKILEAKS REVELA MAIS UM ATO DE TRAIÇÃO DE SERRA”).

Ontem, sábado (12), “O Globo” noticiou: “Operado pela petrolífera multinacional Chevron [o jornal, cuidadosamente, não explicitou que a empresa é dos EUA], o Campo do Frade continua apresentando vazamento de óleo, na Bacia de Campos. A mancha já chega a 60km2 e os ventos [tucanos?] estão jogando o óleo para alto-mar, reduzindo o risco de chegar à costa.” (págs. 1 e 25). Além de minimizar o problema, todos os jornais tentam enrolar a empresa norte-americana na bandeira brasileira, destacando o seu nome como Chevron "Brasil".

De modo geral, os noticiários da TV e os jornais deram nenhum ou pequeno destaque à notícia do vazamento, sempre diminuindo sua importância e, raramente, mencionando que foi causado pela Chevron, empresa norte-americana (jamais a mídia tocaria no assunto de que a Chevron recebeu promessas de favorecimento por José Serra, caso eleito).

Imagine o escarcéu da mídia se fosse a Petrobras! Certamente, como em episódios anteriores, estaria criticando, em todos os noticiários e entrevistas, a empresa como 'incompetente', 'poluidora do mundo', 'cabide de empregos' clamando pela sua 'privatização' (na linguagem tucana significa 'venda a preço baixo para estrangeiros')]

A seguir, transcrevo nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República”:

Por meio de nota da Secretaria de Imprensa, a Presidência da República se manifestou a respeito do derramamento de óleo ocorrido no campo de Frade, na Bacia de Campos. Segundo o texto, o governo “está acompanhando e apoiando todas as providências de responsabilidade da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

"Sexta-feira, 11 de novembro de 2011


O governo tomou conhecimento do derramamento de óleo ocorrido no campo de Frade, na Bacia de Campos, em um novo poço que estava sendo perfurado pela empresa Chevron Brasil.

O governo, por meio do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Marinha do Brasil, está acompanhando e apoiando todas as providências de responsabilidade da empresa Chevron Brasil para interromper o vazamento.

A presidenta Dilma Rousseff determinou atenção redobrada e rigorosa apuração das causas do acidente, bem como de suas responsabilidades. Independentemente do tamanho do vazamento, o fato deve ser rigorosamente apurado.

Secretaria de Imprensa da Presidência da República

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/em-nota-governo-diz-que-esta-apoiando-todas-as-providencias-para-interromper-o-vazamento/) [imagens do google e trecho inicial entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: