quarta-feira, 9 de julho de 2008

DANTAS: POR QUE MIRIAM QUER QUE A ORIGEM SEJA O MENSALÃO?

(de Paulo Henrique Amorim, no seu blog “Conversa Afiada”)

“O PiG e Miriam Leitão querem que o mensalão seja a origem da investigação sobre Dantas e uma de suas múltiplas quadrilhas – vem mais prisão aí.

Miriam Leitão jamais falou de Daniel Dantas. Só falou quando ele estava na cadeia. É o que se chama de jornalismo “independente” ...

Agora, Miriam diz, no “Bom (?) Dia Brasil” desta quarta-feira, 9 de julho, que tudo começou no mensalão e que, daqui a 5 dias, Dantas estará tão livre quanto ela.

Miriam repete literalmente a palavra “espetáculo” que o Presidente Supremo, Gilmar Mendes, usou no JN de ontem. Miriam e Mendes seguem à risca a filosofia de um dos múltiplos advogados de Dantas, Alberto Zacharias Toron: bom era quando algema era para preto, pobre e p ...

Por que a Miriam e o PiG querem que a origem de tudo seja o mensalão ? Porque, assim, escondem a origem de Dantas: o Farol de Alexandria [FHC].

Agora, Osmar Serraglio, o relator, e Delcídio Amaral, o presidente da CPI do mensalão, se entronizam no pantheon dos heróis da pátria. Na CPI, fugiram de Dantas. Acobertaram Dantas e se esqueceram de incluí-lo na lista dos indiciados. Foi a senadora Ideli Salvatti que, DEPOIS de concluído o relatório, e de forma irregular, botou o nome do Dantas lá.

A origem da investigação é outra. É o disco rígido que a Polícia Federal apreendeu na sede do Banco Opportunity (*). A então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Grace, não deixou a Polícia Federal nem a CPI ter acesso ao disco rígido. Com um argumento bizarro: não havia prova de que Daniel Dantas era o Daniel Dantas do Opportunity. A revista Carta Capital e o Conversa Afiada se perguntavam: quer dizer que não é o Fausto Silva quem faz o “Show do Faustão” ?

Não é à toa que, segundo o jornal nacional de ontem, Dantas tentou subornar um delegado da Polícia Federal, porque só temia a Justiça de primeira instância, já que no STJ e no STF ele contava com “facilidades”. Que maravilha! “Facilidades”...

Por obra e graça da Polícia Federal e do Ministério Público foi possível abrir o disco rígido através da Justiça de primeira instância. Essa mesma que o Dantas temia. O que contém o disco rígido ? O disco rígido contém as operações do “banco” Opportunity nos anos dourados do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Farol de Alexandria, aquele que lançava luzes sobre a Antiguidade.

Em sociedade com o Citibank, Dantas vendia no Brasil, a residentes no Brasil, cotas de um fundo de que só poderiam participar NÃO residentes no Brasil. Era uma patifaria, que o então presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Marcelo Trindade, considerou uma prática “normal” de mercado – “todo mundo faz”...Ali, nos fundos para NÃO residentes deve estar a fina flor da privatização do Farol de Alexandria. Ali, no disco rígido, devem estar celebrados os acertos para privatizar telefone, metrô e porto ...Ali, nos fundos para NÃO residentes deve estar a fina flor da FIESP ...Ali, nos fundos para NÃO residentes, deve ter muita “sobra de campanha” do PSDB e do PFL, os patronos da privatização de FHC.

Por que a Miriam e o PiG querem espetar Dantas nas costas do mensalão ? Para pegar o PT e José Dirceu. Sim, era Dantas quem irrigava a horta do Valerioduto. Mas, quem do PiG disse isso, naquela época, nos bons tempos em que a Folha (da Tarde) transformou Roberto Jefferson em Thomas Jefferson ?

O PiG escondeu Dantas no mensalão. O PiG escondeu Dantas no mensalão para não chegar aos tucanos.

Como se sabe, a Verônica Dantas, que dormiu hoje no PF-Hilton de São Paulo, aplicou alguns milhões de dólares na empresa que a filha de José Serra tem (ou tinha) em Miami, na Florida, onde se lava mais dinheiro do que no “Cinq à Séc” ...

O PiG escondeu o Dantas do mensalão, porque o PiG começou a falar mal do Daniel Dantas ontem... Ante-ontem, ele era o gênio das finanças. Tanto assim que a revista de banqueiros, por banqueiros, para banqueiros – como diz o Sebastião Nery - , a “Piauí”, fez dele o perfil definitivo, escrito por Suetônio.

Dantas está no mensalão, pelas mãos de José Dirceu. Delúbios e Silvios são do elenco de figurantes. Dantas está no mensalão e no PSDB, na gestão do Farol. Nos tempos do Farol, Dantas conseguiu que Fernando Henrique Cardoso, num domingo à noite, o recebesse no Palácio da Alvorada para reverter a eleição de uma diretoria da Previ que seria hostil a Dantas. A Previ é o fundo de pensão do Banco do Brasil que Dantas manipulou – ao lado da Funcef e da Petros –, na gestão do Farol, para ser um dos maiores empresários de telefonia do Brasil, sem botar um tusta.

No governo do Farol, Dantas entrava e saía do BNDES, do Ministério das Comunicações, na Anatel e na CVM como se estivesse em casa. E estava.

No disco rígido que a Polícia Federal abriu deve estar tudo lá. Os tucanos e pefelistas mais prósperos ... Muitos dos que, nos bons tempos do Farol, davam informações à “exclusivas” à Miriam ... Aqueles economistas geniais – como Dantas, o mais brilhante de todos ...

(*) Banco Opportunity é uma das mentiras de Dantas. É uma marca fantasia. Ele não tem um banco e, portanto, não é banqueiro. É, até segunda ordem, um quadrilheiro. Ele tem (ou tinha) uma organização financeira, não-bancária. É como se a padaria do meu avô, na Aldeia Campista, na Tijuca, no Rio, se chamasse, Banco Justino Crespo ..”

Nenhum comentário: