domingo, 27 de julho de 2008

EMBRAER ANUNCIA FÁBRICA EM PORTUGAL

O jornal “O Estado de São Paulo” publicou hoje essa notícia, em reportagem de Jair Rattner e Leonencio Nossa:

Unidade custará 148 milhões e produzirá peças para aviões

“A Embraer anunciou ontem em Lisboa que vai investir 148 milhões na construção de duas fábricas em Portugal. O anúncio foi uma cerimônia política, com a presença do primeiro-ministro português, José Sócrates, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que procurou dar indicações de que Portugal está saindo da crise por meio do investimento em tecnologia.

Localizadas em Évora, a 220 quilômetros a oeste de Lisboa, uma das fábricas vai produzir estruturas metálicas e a outra materiais compósitos, utilizados na construção de aviões. Com produção prevista para começar em 2009, serão gerados 570 empregos diretos numa das regiões mais deprimidas de Portugal.

Na fábrica de estruturas metálicas o investimento será de 100 milhões e na de materais compósitos de 48 milhões. O prazo previsto para realizar o investimento é de seis anos.

Segundo o primeiro-ministro português, demorou quase dois anos para conseguir levar a fábrica para Portugal. O objetivo do governo português é a criação de um setor industrial de produção aeronáutica com tecnologia avançada no país.

Os materiais das novas fábricas serão vendidos para as unidades de produção de aviões da empresa. “Os investimentos representam mais um avanço estratégico no processo de crescimento e internacionalização da empresa”, afirmou Frederico Fleury Curado, presidente da Embraer. No entanto, ele não deu uma resposta à pergunta sobre se a Embraer vai ou não ter uma linha de montagem de aviões em Portugal.

É a segunda vez que a Embraer investe no país. Em 2004, a Embraer criou com a EADS - acionista da Airbus - uma empresa que adquiriu 65% das ações das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, empresa estatal ligada à força aérea que se dedica à reparação de aviões que estava sendo privatizada.”

Nenhum comentário: