sexta-feira, 25 de julho de 2008

OS SUSPEITOS CRITÉRIOS DA AMB PARA EXCLUIR NOMES DA “LISTA SUJA”

O portal UOL divulgou no final da tarde de hoje a notícia sobre a exclusão da lista publicada pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) de políticos com ações contra eles em andamento na Justiça. No caso, o envolvido beneficiado pela omissão é do DEM, Gilberto Kassab, mas outros do PSDB também foram omitidos.

A AMB justificou-se com a “explicação” que consta no texto de Rosanne D'Agostino do UOL: “A AMB anunciou na terça que restringiu a divulgação em seu site aos nomes dos candidatos que respondem a ações penais e por improbidade, desde que o autor seja o Ministério Público. As demais ações não seriam citadas.”

O texto da notícia postada às 16h52 é maior do que o abaixo transcrito neste blog. Reproduzi somente a parte inicial dela, que já é suficiente para o conceito que quero destacar: muitas instituições (STF, TSE, AMB, órgãos da grande mídia e outros) lutam por todos os meios, justos ou não, para o retorno ao poder daqueles partidos da direita e de todos os grandes interesses que eles sempre representaram no Brasil.

Vejamos o trecho selecionado do UOL:

"LISTA SUJA" DA AMB NÃO INCLUI PROCESSO CONTRA KASSAB"

"Processo no Tribunal de Justiça de São Paulo em que o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM) consta como co-réu não foi incluído pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) em lista divulgada nesta terça (22) contendo candidatos com ações em andamento na Justiça.

Apelidada de "lista suja", a relação contém, na capital paulista, apenas os adversários do candidato à reeleição à prefeitura, Marta Suplicy (PT) e Paulo Maluf (PP).

O processo contra Kassab teve início em 1997, quando ele ainda era secretário de Planejamento do então prefeito Celso Pitta, que também é réu.”

Nenhum comentário: