domingo, 27 de julho de 2008

MULHERES NORTE-AMERICANAS MORREM MAIS NO IRAQUE

Extraí o artigo seguinte do site “defesanet”:

"As operações no Iraque têm causado mais baixas em soldadas do que durante a Operação Tempestade no Deserto (1991) ou na Guerra do Vietnã.

Até esta data (Julho), 97 americanas morreram, incluindo sete mães solteiras, na Operação Liberdade para o Iraque. A média de idade era de 27 anos.

Baixas não relacionadas a combate (acidentes, suicídio, acidentes com a própria arma) são cerca de 40 % das baixas femininas no Iraque, enquanto cerca de 60 % das baixas é devido a ações hostis. Cerca de 20 soldadas morreram devido a ação de IEDs [improvised explosive device]. Outras baixas foram devido a engajamento com armas de fogo, RPGs [Rocket Propelled Grenade], morteiros ou ataques suicidas.

Na Guerra do Golfo, por exemplo, 16 soldadas faleceram entre 41.000 “membras” dos serviços militares operando ali. No Vietnã foram 8 baixas femininas, dentre as 7.465 mulheres que serviram naquele Teatro de Operações [TO]. O número total de mulheres que serviram no Iraque é desconhecido, porém em Janeiro de 2008, havia 10.262 mulheres servindo naquele TO.

Na Guerra da Coréia foram 17 baixas entre 1.000 mulheres. Porém 11 faleceram em um único acidente aéreo. O Departamento de Defesa registra que mais de 400.000 mulheres participaram nos mais variados TOs da Segunda Guerra Mundial, com 543 baixas entre as mulheres. As maiores causas para baixas foram: acidentes aéreos, acidentes com veículos e doenças. O Departamento de Defesa indica que 16 mulheres morreram como resultado de ações do inimigo na Segunda Guerra Mundial. Assim as 58 mulheres mortas no Iraque equivalem a quatro vezes as mortes por ação do inimigo na Segunda Guerra Mundial.

A legislação para o emprego de mulheres é de que não devem ser alocadas nas unidades de combate (Batalhões de infantaria e blindados).

Assim todas as unidades de combate devem ser compostas por homens. O combate fluido e a falta de linha de frente levam a que muitos serviços considerados seguros e de retaguarda tenham sido atacados por atentados suicidas ou IEDs. Assim muitas mulheres em unidades de suprimento foram envolvidas em combate ou ação de fogo inimigo.

Outro pontos que atinge as mulheres são as Desordens pós Traumáticas (Post Traumatic Stress Disorder - PTSD), em percentual maior que nos homens. A separação da família tem um efeito de maior impacto mais nas mulheres que nos homens."

Nenhum comentário: