quarta-feira, 23 de julho de 2008

JUSTIÇA PARA RICOS É DIFERENTE

A coluna do veterano jornalista Lustosa da Costa (mais de 50 anos de profissão), do Diário do Nordeste, apresentou ontem um interessante comentário sobre a tragicomédia que temos assistido nas últimas semanas. Magistrados e políticos emocionalmente revoltados com a maneira não muito refinada e elegante que a Polícia Federal adotou nos últimos anos, ao inusitadamente prender criminosos ricos. Vejamos o artigo:

"HABEAS PARA JÉFERSON

Zuenir Ventura pediu, em “O Globo”, concessão de habeas corpus para Jéferson Hermínio Coelho que tentou roubar cordão de ouro do presidente do Supremo, na Beira-Mar: ”Se em menos de 48 horas Daniel Dantas ganhou dois. Se Naji Nahas, Celso Pita e todo o grupo também conseguiram os seus rapidamente, se Cacciola vai obter outro mais cedo ou mais tarde, porque Jéferson não merece um, após 20 dias de prisão?”.

Engraçada esta conversa de jornalista querer comparar um pobretão destes que se satisfaria com um cordão de ouro com um gatuno a quem não basta um bilhão de dólares. Que justiça é esta? Em que está pensando, para soltar pobre? Não estamos no comunismo, não. Pobre tem de mofar no xilindró, depois de algemado e devidamente fotografado pelos jornais. Engraçado!

ABUSO DE AUTORIDADE

Atribui-se ao governo Lula, diante da prisão do banqueiro Daniel Dantas, algemado, o que jamais ocorrera na história brasileira a julgar pelos protestos do presidente do Supremo, a preparação de código de combate ao abuso de autoridade.

Referido código vai rezar, expressamente, o que já existe na prática, que ladrão rico não pode ser preso por mais evidentes sejam as provas reunidas pelo delegado de Polícia. Ao contrário, o delegado será condenado pela espetacularização da detenção pelo presidente do Supremo e, logo a seguir, criticado, publicamente, pelo presidente da República.

ALGEMAS

O uso de algemas continuará restrito a pobres, pretos e prostitutas de baixo faturamento.

A impunidade a gatunos, principalmente os que se tornaram milionários no governo FHC, estará assegurada sem, sequer, recurso ao habeas corpus do Supremo.

Temos de acabar com o abuso de autoridade de querer prender grandes ladrões dos dinheiros públicos quando devíamos propor sua condecoração, o reconhecimento de seus elevados méritos.

NUMA ´NICE´

O presidente do Supremo considerou, à revelia, um senador da República investigado nas bandalheiras de Daniel Dantas, sem que ele o requeresse, só para o inquérito voltar à Suprema Corte, por envolver parlamentar. Vai ser fácil ali para Dantas este processo, livre deste juiz paulista que quer ver ladrão público na cadeia. Quem precisa ser preso é ele.

OS CULPADOS

A mídia conseguiu inverter o quadro. Ao invés de discutir crimes milionários de Daniel Dantas contra o patrimônio público, praticados no governo tucano, mudou o centro da discussão. Primeiro para a espetacularização da prisão do que nunca cogitara quando o mesmo ocorrera ao filho de Paulo Maluf e ao senador Jáder Barbalho. Não satisfeita, passou a descobrir culpados no PT e no governo pelos rombos antigos. É difícil resistir à imprensa golpista, determinada a torcer os fatos e favorecer a direita.”

Nenhum comentário: