sábado, 19 de julho de 2008

“ESTARRECEDOR”

Miguel do Rosário, em seu blog “Oleo do Diabo”, postou ontem, com o título acima, outro bom artigo que faz interessante resumo das principais notícias desta semana que finda e das manipulações feitas pela mídia.

Como aqui já descrevi outro dia, Miguel do Rosário é escritor, jornalista, colunista da NovaE, editor de Arte & Política e redator do “blog” Óleo do Diabo (ver nossa coluna “recomendamos”, à direita).

Transcrevo:

“Comprei o Globo e o Estadão hoje. Simplesmente estarrecedor. Eles querem empurrar a tese, na base da porrada, de que os culpados são Polícia e governo. Protógenes foi promovido de demônio a mártir, a ascenção moral mais meteórica da história do mundo. Há uma trama escabrosa no ar.

Enquanto isso, o país gerou 1,36 milhão de empregos com carteira assinada no primeiro semestre, recorde histórico. A notícia não aparece em nenhuma primeira página; não tem destaque nem nos cadernos de economia. É fato menor, sem importância.

A inflação em SP cai pela quinta vez consecutiva. Nada na primeira página: o tema inflação, que rendeu tantas manchetes nas últimas semanas, sai das pautas.

O FMI revisa sua estimativa para o crescimento do PIB do Brasil para cima. Silêncio sepulcral.

O Globo diz que "crise se agrava". Bem, aí talvez o Globo tenha acertado o significante, não o significado. Existe crise sim, e ela se agrava, mas não é na PF, que vem demonstrando um desempenho brilhante na captura de bandidos de colarinho branco, nem no governo, que vive o auge de sua popularidade e surfa em índices econômicos invejáveis. A crise está na mídia.

Bom pra gente, blogueiros. Quanto mais a mídia mente desavergonhadamente, manipula a informação, agride a inteligência do leitor, mais o respeitável público corre para a blogosfera em busca de um contra-ponto de opinião. É notória a tentativa de lançar uma cortina de fumaça. Tenho que trabalhar agora. Leiam Terra Magazine, depois a gente conversa.”

Nenhum comentário: