sexta-feira, 4 de maio de 2012

MARINHA ANUNCIA DESENVOLVIMENTO DE MOTORES PARA MÍSSEIS EXOCET

Exocet MM40
MARINHA ANUNCIA INDEPENDÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE MOTORES PARA MÍSSEIS EXOCET

Nielmar de Oliveira, repórter da Agência Brasil

“O Brasil se tornou um país independente na construção e certificação de motores para mísseis Exocet MM40, artefato antinavio de médio alcance lançado de superfície. A informação foi dada em entrevista ontem (03) pela Marinha do Brasil, ao informar que os testes de lançamento do motor brasileiro foram realizados com sucesso no último dia 18 de abril.

Ensaio de motor de Exocet MM40

A independência foi obtida a partir de parceria tecnológica envolvendo, além da Marinha do Brasil, a Avibras (empresa aeroespacial brasileira de capital privado 100% nacional) e o grupo europeu MBDA – líder mundial em fabricação de mísseis e sistemas de mísseis. Para o desenvolvimento do motor, fabricado e certificado pela Avibras em parceria com o grupo europeu, foram investidos R$ 75 milhões.

O projeto possibilitará que, no futuro, os motores possam ser exportados e ainda utilizados em outros modelos de mísseis, nacionais e estrangeiros. Na avaliação do vice-almirante Ronaldo Fiúza de Castro, o principal êxito do programa foi o de conseguir acordo entre as empresas envolvidas para a transferência de tecnologia em área complexa como é a de fabricação de armamentos de guerra.

Nós precisamos entender que transferência de tecnologia só acontece quando duas cabeças estão dispostas a cooperar. Ela não acontece via computador, ou mesmo em sala de aula. A transferência de tecnologia só acontece quando alguém que não tem o conhecimento necessário tenta fazer alguma coisa e tem outro alguém que sabe e se prontifica a dar as respostas adequadas”.

Para ele, o fato em questão tem grande importância, “pois representa a possibilidade de estender, por muitos anos, a vida útil dos mísseis que o Brasil possui”. O vice-almirante afirmou, ainda, que a parceria também representa a possibilidade de exportação de produtos e serviços, pela Base Logística de Defesa Brasileira, relacionados a esse míssil e, no futuro, a outros equipamentos desse gênero.

O vice-almirante ressaltou o fato de que o domínio de tecnologia de fabricação dos motores para o Exocet MM40 poderá resultar em possível desdobramento que venha a beneficiar o projeto AM39, um outro modelo de Exocet. “E isto faz parte de processo da aquisição das aeronaves EC-725" (helicóptero militar comprado na empresa francesa Marignane para uso da Marinha, Aeronáutica e Exército).

Outro detalhe do projeto utilizado no teste de avaliação de risco foi a substituição da cabeça de combate do míssil (a carga explosiva) por sistema de telemetria fabricado pela Mectron, empresa brasileira que atua nos mercados de defesa e aeroespacial, e que também participou do desenvolvimento do projeto.

O lançamento e o desenvolvimento cooperativos entre as empresas Avibras e MBDA, que resultaram na fabricação, com tecnologia desenvolvida no país, dos motores para mísseis Exocet MM40, fazem parte do ciclo de manutenção e renovação do míssil e dos planos, por parte da MBDA, de criar parcerias duradouras com empresas nacionais brasileiras.”

FONTE: reportagem de Nielmar de Oliveira, repórter da Agência Brasil (edição: Davi Oliveira)  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-03/marinha-anuncia-independencia-no-desenvolvimento-de-motores-para-misseis-exocet0 [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

6 comentários:

iurikorolev disse...

MT
Eles não mencionaram o missil antinavio que o Brasil está desenvolvendo com a Mectron e outros.
Mas ele também será subsonico como o Exocet.

Algum dia quem sabe o Brasil terá um missil como o russo Raduga P-270 Moskit. Ele é hipersonico e pode levar uma ogiva atomica. Destrói de uma vez só uma frota inteira.

Unknown disse...

Iurikorolev,
Procurarei informações sobre esse míssil da Mectron para aqui postar. Quando chegarmos a esse nível dos russos, certamente seremos mais bem considerados pelas arrogantes grandes potências.
Maria Tereza

Probus disse...

Meu Deus... me dê notícias de JOÃO VERDI... será que a EADS sabe o que aconteceu???

Unknown disse...

Probus,
O que incomodava e ameaçava os inimigos, os concorrentes, era que João Verdi era um verdadeiro EMPREENDEDOR (o significado dessa qualidade a que me refiro está descrito na Teoria ADIZES).
Maria Tereza

Anônimo disse...

O projeto 14X resultara em avioes e misseis hipersonicos com nivel tecnologico igual aos das potencias.

Unknown disse...

Empalador,
Realmente, o projeto 14X é muito avançado. É grande conquista, mas ainda está na fase de prova de conceito em pequeno tunel aerodinâmico. O modelo hipersônico (mais de 10 vezes a veelocidade do som) tem somente 80 cm. Até o produto final operacional em operação, demandará, inevitavelmente, muitas centenas de milhões de dólares.
Maria Tereza