quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CAMPINAS É METRÓPOLE CAMPEÃ DE BEM-ESTAR

Campinas

Índice avaliou a situação de 15 conglomerados urbanos; SP é a 8ª no ranking geral e, em mobilidade, a penúltima

Por Mariana Sallowicz

“Foi divulgado quarta-feira (21) um índice que analisa o bem-estar nas principais regiões metropolitanas do país. O indicador revela que Campinas (no interior de São Paulo) tem a melhor situação entre 15 conglomerados urbanos.

O estudo do “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Observatório das Metrópoles”, baseado no Censo de 2010 do IBGE, mostra melhores condições de vida nas regiões metropolitanas de Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O IBEU (Índice de Bem-Estar Urbano) considera, por exemplo, fornecimento de energia, iluminação pública, coleta de lixo e tempo de deslocamento dos cidadãos. São cinco quesitos que formam notas de zero a um.

Com 0,873, Campinas foi a única que recebeu a classificação "boa ou excelente".

A maior parte dos conglomerados teve classificação intermediária e, em três casos, a nota foi "ruim ou péssima" (Recife, Manaus e Belém).

"Nos últimos anos, vimos a redução da desigualdade de renda e menor desemprego, mas a questão é se isso está se refletindo nas condições de vida urbana ou se são apenas melhoras individuais", diz Marcelo Ribeiro, do “Observatório das Metrópoles”.

Para Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o Brasil sofre com a falta de "urbanidade básica". "A desigualdade é grande e ainda há muita precariedade."

Segundo o pesquisador, todas as regiões possuem alguma carência. "Algumas com mais foco na estrutura das cidades, outras, no deslocamento dos cidadãos."

São Paulo, por exemplo, é a melhor colocada no quesito infraestrutura urbana (iluminação pública, calçada, bueiro, entre outros). Já em mobilidade urbana, baseado no tempo de deslocamento entre a casa e o trabalho, é a penúltima colocada, atrás apenas do Rio.

No ranking geral, a Grande SP ocupa a oitava posição, com nota 0,615, pouco acima da média de 0,605.”


FONTE: reportagem de Mariana Sallowicz publicada no portal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/125133-campinas-e-metropole-campea-de-bem-estar.shtml). [Imagem do Google acrescentada por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Probus disse...

Está explicado porque o pobre sertanejo nordestino vai ter que custear o TREM BALA da burguesia parasita paulista...

Unknown disse...

Probus,
Creio que são duas coisas diversas, importantes e não excludentes.
Incentivar o desenvolvimento das regiões norte e nordeste, para diminuir a desigualdade em relação às regiões sul e sudeste, é imprescindível e benéfico para todo o país.
Atender à demanda de maior velocidade e capacidade no tráfego de pessoas entre as duas regiões gigantes (São Paulo/Campinas e Rio de Janeiro) também é importante para o crescimento econômico brasileiro.
Maria Tereza