domingo, 25 de agosto de 2013

LIGAÇÃO ENTRE O PROPINODUTO TUCANO E FHC

Banqueiro do propinoduto paulista vendeu apartamento a FHC

Do Jornal GGN


"O dono do banco onde estava a conta “Marilia” – que abastecia o propinoduto da Siemens, no cartel dos trens de São Paulo – é a mesma pessoa que vendeu o apartamento adquirido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, logo que deixou a presidência.

E é um veterano conselheiro de políticos. Trata-se do banqueiro Edmundo Safdié. Em 2006, tornou-se réu, acusado de lavagem de dinheiro do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, incurso na Ação Pena Pública no. 2004.61.81.004588-1, que tramita em segredo de Justiça.
http://www.jfsp.jus.br/20061031celsopitta/

A rigor, a compra do apartamento pode ser apenas coincidência. O apartamento adquirido – 450 m² do [luxuoso] Edifício Chopin, rua Rio de Janeiro, Higienópolis, SP – fica a poucos metros do antigo apartamento de FHC, na rua Maranhão. Na época, FHC anunciou que pagara R$ 1,1 milhão pelo apartamento – valor considerado muito baixo por moradores do edifício. Mas também poderia ser um agrado de Safdié, para se vangloriar de vender um imóvel para um ex-presidente.

Em outras operações, Safdié foi mais controvertido. E a reincidência na lavagem de dinheiro - após o caso Pitta - pode explicar as últimas movimentações de Edmundo Safdié, vendendo seus ativos para outro banco.

A conta “Marília” estava no "Leumi Private Bank" da Suiça, antigo "Multi Commercial Bank". Entre 1998 e 2002 – segundo documentos em poder da Polícia Federal a conta movimentou 20 milhões de euros. Aslton e Siemens – as principais financiadores do esquema – compartilhavam a conta. Segundo revelou ao "Estadão" o ex-presidente da Siemens Adilson Primo, a movimentação era feita pela própria matriz da empresa. Fontes do Ministério Público Estadual informaram à revista "IstoÉ" que, dessa conta, saiu o dinheiro para o conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) Robson Marinho e para os lobistas Arthur Teixeira e José Geraldo Villas Boas (lHYPERLINK "
http://istoe.com.br/reportagens/320624_A+CONTA+SECRETA+DO+PROPINODUTO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage"eia aqui)

Nesse período, a instituição era controlada por Safdié, da tradição dos banqueiros libaneses-judeus que aportaram no Brasil no pós-Guerra e especializaram-se em administrar fortunas nos grandes mercados internacionais.

A SAGA DOS SAFDIÉ
 


Edmond Safdié foi um brilhante banqueiro que fundou o "Banco Cidade" em 1965 e, nos tempos do regime militar, mantinha estreitas relações com o general Golbery do Couto e Silva.

Em 1966, entrou no ramo de gestão de fortunas e administração de recursos no mercado internacional. Adquiriu em Genebra, Suiça o "Multi Commercial Bank", mais tarde convertido em "Banco Safdié". Em 1988 criou o "Commercial Bank of New York".
http://www.safdie.com.br/institucional/index.html.

No final dos anos 90, a família decidiu concentrar-se em gestão de patrimônio, reorganizou as empresas e concentrou a gestão de patrimônio no banco suíço.

No final de 2012, "Banco Safdié" foi adquirido pelo "Leumi", maior banco de Israel pelo critério de ativos. No Brasil, a família concentrou-se apenas na gestão de ativos depois que a crise de 2008 lançou desconfiança geral sobre gestores de ativos. Também podem ter contribuído para a reestruturação do grupo as ações internacionais contra lavagens de dinheiro, que expuseram Edmundo no caso Celso Pitta. HYPERLINK "
http://www.leumiprivatebank.com/" http://www.leumiprivatebank.com/

O APARTAMENTO DE FHC

Logo que saiu da presidência, Fernando Henrique Cardoso adquiriu de Edmundo Safdié o apartamento no 8º andar do edifício Chopin, a poucos metros de seu apartamento anterior.

Na época, anunciou-se o preço de R$ 1,1 milhão. Embora anterior ao boom de imóveis em São Paulo, considerou-se que o preço estava muito subavaliado para um imóvel de 450 metros quadrados."

FONTE: Jornal GGN e revista Época   (
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR48918-6009,00.html) e  (http://www.jornalggn.com.br/blog/banqueiro-do-propinoduto-paulista-vendeu-apartamento-a-fhc).
 [Título e trecho entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política']

Nenhum comentário: