domingo, 25 de agosto de 2013

RELEVÂNCIA DOS BLOGS NA INTERNET



Por Carlos Emerson Junior, do “Observatório da Imprensa”

“Os blogs ainda são relevantes? A pergunta é pertinente já que, com a explosão das redes sociais, muita gente boa, entusiasmada com o retorno imediato das tuitadas
da vida, fechou ou abandonou seus bloguinhos.

Blogs são que nem impressões digitais. Não existe um igual ao outro e o que postamos por lá está sempre ao alcance de qualquer um, a qualquer hora. Aliás, e não por acaso, o veterano blogueiro Alexandre Inagaki deixou uma ótima definição:

Blog é liberdade. Nada me soa mais antinatural do que a ‘cagação de regras’ para uma entidade tão anárquica e descentralizada como a blogosfera. Que, diga-se de passagem, é uma e são muitas, como bem exemplificam os blogs de moda, de policiais militares, de ecoativistas, publicitários, miguxos [corruptela de amiguxo, amiguinho], prostitutas, professores, escritores, ‘yada yada yada’ [expressão de origem hebraica e ídiche que significa conversa vazia, apenas repetindo coisas já entendidas]. Blogs são meios de publicação como outro qualquer, que podem e devem ser utilizados das maneiras mais amplas e diversas possíveis.

O escritor, jornalista e blogueiro Glenn Grenwald, autor das matérias do [jornal inglês] “The Guardian” sobre a espionagem da NSA, não titubeia em afirmar que “a imprensa mudou e, ao contrário do que pensam alguns conservadores, todos os jornais hoje precisam de blogs porque eles é que atraem leitores”.

Decididamente, os blogs são cada vez mais relevantes.

ÉTICA, EDUCAÇÃO E RESPEITO

Muita gente boa acredita que blogueiros e jornalistas, não necessariamente nessa ordem e guardando as devidas diferenças, na falta de melhor ou qualquer assunto escolhem aleatoriamente uma criatura para vítima, atribuindo-lhe todos os males do mundo.

Não, meus caros, a coisa não funciona assim, a não ser em regimes onde a liberdade de expressão seja mera peça de ficção. Aliás, a jornalista Maria Helena Rubinato ensina que “não é a imprensa que gera as manchetes, ela apenas as reproduz”.

Se alguém ou algo é notícia, a nossa obrigação é registrar e comentar sempre pautado pela ética, educação e respeito, qualidades meio em desuso, mas ainda essenciais para definir o caráter de um cidadão.”

FONTE: escrito por Carlos Emerson Junior do “Observatório da Imprensa”. O autor é escritor e blogueiro. Artigo transcrito no portal de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/sobre-a-relevancia-dos-blogs-na-internet). [Imagem do Google e trechos entre colchetes em azul adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: