terça-feira, 27 de agosto de 2013

MÉDICO QUE DUVIDA DE ESTRANGEIROS TEM FILHOS MÉDICOS FORMADOS EM CUBA

Paulo de Argollo Mendes está no poder há 15 anos. Recentemente reeleito para mais um mandato como presidente do “Sindicato Médico do Rio Grande do Sul”, o triênio 2013-2015

Por Conceição Lemes, no “Viomundo”

"Quem passa pelo “Sindicato Médico do Rio Grande do Sul” (SIMERS) nem precisa perguntar qual a posição da entidade sobre a “importação” de médicos estrangeiros.

O banner cobrindo praticamente toda a frente do edifício-sede sede, em Porto Alegre, fala 

por si só:




Com 15 mil associados — apenas estão fora da base Santa Maria, Rio Grande, Novo Hamburgo e Caxias –, seu presidente é o médico Paulo de Argollo Mendes. Há 15 anos no poder, ele reeleito para mais um mandato, o triênio 2013-2015.

Acordo ‘demagógico’ e ‘ideológico’’, assim classificou Argollo em 7 de maio, dia seguinte à revelação do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, de que o governo brasileiro negociava um pacto para trazer 6 mil médicos cubanos.

Em entrevista ao “Viomundo”, Argollo reforça: “Nós somos frontalmente contrários à vinda médicos estrangeiros; é enganação, pura demagogia. Se um médico estrangeiro cometer eventual barbaridade, quem vai pagar? É uma insegurança absoluta para o próprio paciente”.

Ele acrescenta: “O governo quer trazer médicos pela porta dos fundos, dispensando o “Revalida” [ Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, criado e feito pelo governo federal]. Eu fico achando que eles são incompetentes, pois se não fossem, o governo não evitava o “Revalida”. São médicos de segunda classe para tratar pacientes de segunda, porque é assim que o governo enxerga os pacientes do SUS”.[Em teste efetuado em São Paulo, os médicos brasileiros que voluntariamente também fizeram o “Revalida” foram reprovados em grande parte. Poderia ser exigido esse exame para todos os médicos brasileiros, analogamente à prova da OAB para advogados. Creio que isso calaria a maioria dos médicos que hoje protestam contra os estrangeiros...].

Felizmente, em tempos de internet, as máscaras caem muito rápido.

O presidente do SIMERS tem dois filhos médicos. De 1997 a 2004, cursaram medicina no “Instituto Superior de Ciências Médicas de Camagüey”, em Cuba.

Naquela época, papai Argollo derretia-se em elogios a Cuba e à medicina cubana:


Documentos como o acima, obtidos pela “Renovação Médica”, possibilitaram a inscrição no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS), de dezenas de médicos cubanos, sem prova de revalidação.

Em 2005, os filhos de Argollo formados em Cuba, em ações separadas, entraram na Justiça contra a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, porque a UFRGS se recusou a validar automaticamente o diploma de médico de ambos.

Pleitos: registro automático do diploma independentemente do processo de revalidação e indenização de R$ 20 mil a título de danos morais sofridos. Na época, não existia ainda o “Revalida”. Cada universidade federal fazia a sua própria validação.

– “Não é contrassenso o senhor execrar a “importação” de médicos, já que seus filhos estudaram em Cuba, entraram na Justiça para não fazer a revalidação do diploma no Brasil e ainda cobraram da Universidade Federal do Rio Grande do Sul R$ 20 mil por danos morais?” – esta repórter questionou-lhe.

“Não”, diz candidamente Argollo. “Primeiro, porque eles validaram o diploma se eu não me engano em Fortaleza; foi a primeira universidade federal que abriu inscrição. Segundo, quando foram para Cuba, havia um acordo bilateral entre Brasil e Cuba para revalidação automática de diplomas. Enquanto eles estavam lá, o governo Fernando Henrique revogou esse convênio 
[FHC/PSDB, provavelmente, revogou por 'orientação' do governo dos EUA, como era usual aqui obedecermos. Então, eles tinham o direito adquirido.”

Realmente, Brasil e Cuba eram signatários de um acordo, cujos Estados-Parte assumiram o compromisso de registro automático dos diplomas emitidos pelas instituições de ensino superior. No Brasil, a decisão foi promulgada pelo decreto presidencial nº 80.419, de 27 de setembro de 1977.

Porém, em 15 de janeiro de 1998, o Brasil comunicou à UNESCO o término do pacto, que foi extinto exatamente um ano depois. Em 30 de março de 1999, o então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) revogou o decreto nº 80.419/77.

Reiteradas decisões da Justiça Federal negaram os pleitos dos irmãos Argollo; a um deles o juiz determinou ainda o pagamento das custas e honorários advocatícios da outra parte. Alguns trechos delas:

A colação de grau do autor ocorreu em 2004 (fl. 31), ou seja, em momento posterior à revogação do Decreto Presidencial nº 80.419/77, de modo que inexiste direito adquirido ao registro do diploma independentemente de processo de revalidação.

…como, no caso, o demandante não possuía, ao tempo da edição do Decreto nº 3.007/99, o diploma expedido pela universidade estrangeira, não há como pretender valer-se das disposições da convenção internacional para eximir-se do cumprimento dos requisitos exigidos pela legislação pátria.

Resolução nº 1, de 28 de Janeiro de 2002, a realização de avaliação é necessária para verificar o real preparo do estrangeiro. Nesse sentido, deve o autor prestar a referida avaliação para obter a revalidação de seu diploma.


Conclusão: os filhos de Argollo são médicos ” importados” de Cuba e tentaram entrar pela porta dos fundos, já que não queriam validar o diploma no Brasil.

Será que, em função disso, a priori, os filhos mereceriam ser tachados de incompetentes e médicos de segunda classe, como o pai-sindicalista tenta carimbar hoje os “estrangeiros”?

Argollo, relembramos, acusou ainda o anunciado acordo Brasil-Cuba de ser “ideológico”.

Então, será que quando os filhos estudaram no “Instituto Superior de Ciências Médicas de Camagüey”, ele não sabia que o regime político de Cuba era o comunismo? Ou será que foi enganado pela propaganda vermelha?”

FONTE: escrito por Conceição Lemes, no portal “Viomundo”   (http://www.viomundo.com.br/denuncias/simers.html). [Trechos entre colchetes em azul acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: